Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), coronel Glauber de Oliveira Santos, avaliou na manhã desta quarta-feira, 1° de fevereiro, operações da PM na noite dessa terça-feira, 31, que resultaram na morte de seis indivíduos. em Palmas/TO. Para Glauber, a Polícia Militar respondeu de acordo com o nível de agressão apresentado. "Os cidadãos que cometeram os crimes eles deveriam ter se entregado para poder responder pelos crimes praticados. Uma vez que houve a injusta agressão contra policial militar, respondemos de acordo com o nível de agressão que foi apresentado. Infelizmente durante o confronto eles vieram a óbito", afirmou. 

De acordo com o comandante, não é a intenção da Polícia ocasionar mortes, mas que, entre a vida de um bandido e de um policial, a escolha será pela vida do policial. "Lamentavelmente ocorreu isso. Havendo agressão contra policial, entre o bandido e o policial, nós vamos preservar a vida do policial e da sociedade", disse. 

Glauber ressaltou que a PM está cada vez mais especializada na defesa do cidadão. Questionado se algum policial ficou ferido, o comandante negou e disse ser fruto de investimentos em qualificação. "Não houve nenhum policial ferido, talvez fruto do investimento que estamos fazendo diuturnamente na qualificação deles". 

Os corpos dos indivíduos foram colocados na carroceria de um veículo da Força Tática. "A PM, na expectativa de que eles ainda estivessem vivos, foi disponibilizado o único meio presente que foi conduzi-los ao hospital até porque, nós não temos condições de aferir se o cidadão estava vivo ou morto", explicou Glauber Santos. 

Entenda 

Cinco supostos membros de facção criminosa morreram em confronto com a Polícia Militar na noite desta terça-feira, 31, em Palmas/TO. Segundo informações, após um carro preto Fox alvejar e ferir um homem na Quadra 605 Norte e matar outro, em seguida, na Quadra 307 Norte, depararam-se na Quadra 103 Norte, com uma viatura da PM que já havia sido acionada para atender ocorrência e teriam trocado tiros com a Polícia, que iniciou a perseguição.  

Segundo as informações, os cinco elementos mortos pela Polícia teriam cometido os crimes nas quadras da área norte em uma suposta guerra entre facções criminosas. As informações preliminares, não confirmadas, segundo a Polícia Militar, apontam que os suspeitos seriam integrantes da facção criminosa Comando Vermelho.

Três dos cinco suspeitos foram identificados, sendo que dois destes possuem passagem pela polícia. Um deles, suspeito de estar envolvido na morte de um sargento da Polícia Militar no Estado do Maranhão.

Taquaralto

Ainda na noite de terça-feira, equipes da Rotam e 6º Batalhão depararam com um veículo gol, cor prata, o qual era suspeito de ser usado para cometer vários roubos na capital nos últimos dias. Os militares tentaram realizar a abordagem, porém teriam sido recebidos a tiros, sendo necessário o uso da arma de fogo por parte dos mesmos. Havia dois ocupantes no veículo, sendo que um foi alvejado e outro teria conseguido fugir para uma área de matagal.

O ferido foi conduzido à Upa Sul, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Com o indivíduo foram encontrados entorpecentes e um revólver calibre 38, segundo a PM. No total, foram sete mortes.