Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para garantir o acesso da população palmense à vacina contra Covid-19, a Prefeitura de Palmas expandiu nesta sexta-feira, 14, o público-alvo e os locais de vacinação. A partir de hoje serão vacinadas pessoas com comorbidades ou deficiência permanente a partir de 50 anos em nove pontos estratégicos, quatro a mais do número disponibilizado na quinta-feira, 13. Nesses locais, também continua a imunização para as pessoas sem comorbidades com 60 anos ou mais.

Outra novidade é a disponibilidade de horário noturno na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 101 (1.004 Sul), exclusivamente das 17 às 21 horas. Outro ponto com horário diferenciado é no ginásio do Ceulp/Ulbra, das 8 às 17 horas. Além destes locais, os públicos-alvos podem procurar a vacinação em outras sete Unidades de Saúde da Família (USFs) das 9 às 17 horas, sendo elas: USF da Arno 42 (405 Norte), USF da Arno 33 (307 Norte), USF Novo Horizonte, no Jardim Aureny IV, USF Liberdade, no Jardim Aureny III, USF da Arso 111 (1.103 Sul), USF da Arso 122 (1.206 Sul) e na USF José Hermes, no setor Sul.

A coordenadora da Central de Vacinas, Elaine Katzwinkel, explica que o aumento dos pontos de vacinação se deu para evitar que os usuários da rede se aglomerem nos locais, e que além disso, uma das unidades funciona no período noturno para as pessoas que trabalham durante o dia. “A população pode conferir os nossos calendários semanais e se programar de acordo com sua rotina, ainda podem contar não só com a programação de hoje, mas também com a de sábado”, ressaltou ela.

De acordo com o boletim epidemiológico de quinta-feira, 13, desde o início da vacinação em Palmas 56.909 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Palmas, das quais 38.698 de primeira dose e 18.211 de segunda dose.

Para tomar a vacina, o público deve apresentar laudo ou relatório médico comprovando a condição de saúde; documentos pessoais (CPF, RG ou CNH); Cartão do SUS; Caderneta da Gestante para grávidas; Declaração de Nascido Vivo ou Declaração de Natimorto para puérperas.

Mais informações sobre vacinação contra a Covid-19 em Palmas podem ser conferidas no site Vacina Já. O cenário epidemiológico pode ser acompanhado pelo site Plantão Coronavírus.