Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Em cerimônia realizada no Instituto Vinte de Maio, nessa quinta-feira, 2, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), deu posse aos novos auxiliares que integrarão o primeiro e o segundo escalão da gestão municipal. Diante de membros da Assembleia Legislativa do Tocantins, Poder Judiciário, Câmara Municipal e lideranças comunitárias, Amastha destacou o perfil técnico, a capacidade e a trajetória profissional e política dos empossados.

Promovendo um total de 15 alterações no primeiro escalão, o prefeito também falou da importância de trazer pessoas novas para a gestão. “São pessoas extremamente capacitadas, experientes, que conhecem muito bem a cidade e seus desafios”, disse o prefeito.

Um dos destaques entre os anúncios foi a posse do Pastor João Campos como subprefeito da região Sul. O prefeito ressaltou que trata-se de um compromisso da gestão com a comunidade daquela região e destacou que 25% do orçamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte será destinado para a Sub-prefeitura.

O novo secretário de Governo, Júnior Coimbra, falou da responsabilidade de fazer parte de um grupo que vem revolucionando a maneira de administrar o Município. “Palmas é referência para todos os outros municípios do Tocantins e buscaremos trabalhar para que esses municípios também evoluam e cresçam junto com a Capital”, afirmou Coimbra.

Nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais, o deputado Ricardo Ayres, disse que atuará em parceria com as demais esferas de governo para que os moradores de Palmas possam ter em suas mãos os documentos de seus imóveis. “Meu desafio é muito grande, mas, a vontade de fazer essas transformações e levar mais dignidade às pessoas nos motiva a encarar estes desafios”, afirmou Ayres.

Foram empossados também os secretários municipais de Governo, Junior Coimbra; da Habitação, Wesley Fraga; de Segurança e Defesa Civil, Major Leonardo Gomes Coelho; Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais, Ricardo Ayres; Desenvolvimento Social, José Geraldo de Melo Oliveira; Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho; Transparência e Controle Interno, Edmilson Vieira das Virgens; Fundesportes, Orlando Rangel Campos Silva; Fundação da Juventude de Palmas, Nahylton Alen; Instituto Vinte de Maio (IVM), Everton Nunes e o secretário extraordinário de Assuntos Estratégicos, Cleiton Alen.

Além dos secretários executivos de Desenvolvimento Rural, Claudemir Portugal; da Agência Municipal de Turismo, Euzimar Pereira de Assis e o secretário executivo I da Sub-prefeitura, Márcio da Costa Reis; secretário executivo I da Secretaria de Desenvolvimento Social, Edison Fernandes; e o ex-secretário de Energias Sustentáveis, passa a ocupar o posto de secretário executivo Secretaria de Projetos Extraordinário de Captação de Recursos e Energias Sustentáveis.  

Secretaria Municipal de Governo

Júnior Coimbra

Natural de Filadélfia (TO), Raimundo Coimbra Júnior, conhecido como Júnior Coimbra, formou-se em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1988, e foi repórter esportivo de várias rádios naquele Estado.

Sua carreira política teve início em 1989 quando voltou ao seu Estado natal, época em que trabalhou como chefe de gabinete do deputado constituinte Nezinho Alencar, na primeira legislatura do Parlamento Tocantinense. 

Em 2000, Júnior Coimbra retorna à vida política como o vereador mais bem votado da Capital, Palmas. Em 2010, elegeu-se deputado federal pelo PMDB para a legislatura 2011/2015.

Secretaria da Habitação

Wesley Fraga

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Matemática pela Associação Educativa Evangélica, Wesley Fraga possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Senai. É também especialista em Fontes Alternativas de Energia - Universidade Federal de Lavras em convênio com a Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão; Especialista em Metodologia de Ensino Superior – Universidade Federal de Lavras em convênio com a Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão. Com vasta experiência em ambas as áreas.

No período entre 2004 e 2008, foi coordenador de Programa Social de Habitação da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura Municipal de Anápolis (GO).

Secretário de Segurança e Defesa Civil

Major Leonardo Gomes Coelho

Graduado em Administração de Empresas (Ulbra - Palmas), em 2006, e especialista em Direito Administrativo pela (Unitins – Palmas), e em Uso de Substâncias Psicoativas – Faculdade Serra da Mesa – 2014. Atuou na coordenação, planejamento e controle das atividades de diversas áreas em órgãos como Investco, Secretaria Estadual de Educação e Corpo de Bombeiros. Tem vivência nas posições de Chefia e Coordenação, Relações Institucionais e assuntos estratégicos.

Secretário Executivo de Segurança e Defesa Civil

Coronel Ribamar

José Ribamar de Amorim Pereira – Coronel Ribamar –,  é natural de Bom Jesus no Piauí, casado, e já exerceu o cargo de secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, em 2013. Possui vasta experiência profissional com formação na área de segurança pública.

Dentre as principais funções exercidas destacam-se Comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar; Comandante da Companhia de Operações Especiais (CIOE); Comandante da Academia de Polícia Militar Tiradentes; Diretor de Ensino da Polícia Militar; Chefe de Seções do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Tocantins; Chefe de Segurança do Governador; Subsecretário de Estado da Casa Militar.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais

Ricardo Ayres

Ricardo Ayres de Carvalho nasceu em Goiânia e cresceu em Porto Nacional. É advogado com pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Tocantins. Iniciou sua vida pública como líder estudantil nos níveis secundarista e universitário. Foi secretário de Estado da Juventude durante quatro anos no governo Marcelo Miranda. Implantou programas de qualificação profissional (Jovem Profissional, Juventude Cidadã, Primeiro Emprego, Projovem Trabalhador), de assistência ao estudante (Proeducar, Casa do Estudante, Bolsa Universitária, Cursinho Cidadão). Disputou sua primeira eleição para deputado estadual em 2010. Assumiu a suplência de deputado naquela legislatura. Nas eleições de 2014, conquistou uma vaga de parlamentar titular pelo PSB.

Fundação da Juventude de Palmas

Perfil – Nahylton Alen

Nahylton Alen é presidente do Conselho Municipal de Juventude; Membro do Conselho Nacional de Gestores de Juventude e Corretor de Imóveis. Na gestão municipal de Palmas, foi Diretor de Projetos e captação de recursos da Secretaria de Integração Social e Defesa do Consumidor; Superintendente Municipal de Juventude da Secretaria de Governo.

Secretaria de Desenvolvimento Social

Perfil – José Geraldo de Melo Oliveira

Mineiro, José Geraldo de Melo Oliveira é advogado, com Pós-Graduação em Gestão Financeira para cooperativas de Crédito, pelo FGV, e pós-graduado em estratégias de gestão empresarial, pela UFRJ.

Foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em Paraíso do Tocantins, sendo uma das suas conquistas a implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condepar), a incubadora de empresas e o Banco da Gente, além do fortalecimento da economia local com a expansão de empresas do Distrito Industrial.

Iniciou sua carreira política em 1999 e em 2006 foi eleito deputado estadual.

Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno

Edmilson Vieira das Virgens

Advogado, especializado em Direito Público, ingressou no serviço público em 1978, no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).  Em 1989, deixou o serviço público e iniciou na advocacia privada. Em 1990 retorna ao serviço público, sendo nomeado Assessor Jurídico da Secretaria de Viação e Obras Públicas do Estado do Tocantins (SEVOP). Em 1993 é contratado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Tocantins (CODETINS), para ser Diretor do Departamento de Projetos Especiais. Em 1995 volta ao ofício privado da advocacia.

Presidente da Fundesportes

Orlando Rangel Campos Silva

Orlando Rangel Campos Silva é jornalista, com especialização em Método CIS – Inteligência Emocional pela FEBRACIS (Fortaleza-CE). Entre as principais funções exercidas estão coordenador de Comunicação Social na Câmara Legislativa do DF, chefe da Assessoria Especial da vice-governadoria do DF, produtor Gráfico e RTVC da empresa SGB Comunicação.

Presidente do PreviPalmas

Max Machado Fleury

Max Machado Fleury é graduado em Administração, pela Universidade Maria Serrana, pós-graduando em Gestão de investimentos, Universidade UNYLEYA. Foi assessor parlamentar do deputado Eduardo do Dertins na Assembleia Legislativa, diretor administrativo da empresa Nine Empreendimentos, assessor de gabinete na Secretaria estadual de Habitação e diretor operacional do Banco Domos e Paulista.

Entre outras funções exercidas estão a de presidente estadual do PSDC partido social democrata cristão em 2016, diretor da União dos Vereadores do estado do Tocantins (UVET) 2015/2016,  membro da Diretoria da Femicro/TO – 2016/2018 e presidente da Femicro/Palmas-TO – 2016/2018.

Presidente do IVM

Everton Nunes

Paulista, Everton Nunes é advogado e administrador de empresas com Pós-Graduação em Direito Público. Com atuação na Área Civil, Constitucional e Administrativo, Everton Nunes foi assessor jurídico da Secretaria de Defesa Social do Estado do Tocantins, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), do Município de Abreulândia e União dos Vereadores Tocantinenses (UVT).

Dentre outras funções, exerceu cargo de subsecretário da Secretaria de Governo do Estado do Tocantins, diretor chefe da Assessoria Técnica e Jurídica da Secretaria de Governo do Estado do Tocantins, coordenador de Patrimônio e Transportes da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Kariello Coelho

Kariello Sousa Coelho é natural de Porto Nacional, casado, tem três filhos e reside em Palmas desde 1996. Formado em Direito pela Faculdade Objetivo de Palmas tem Especialização Master Business Administration (MBA) é pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi bancário por 5 anos e atuou por 11 anos em uma indústria farmacêutica em Palmas. No ramo dos negócios desde 2007, conta com franquias de segmentos diversos. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e se licenciou ao ser convidado pelo prefeito Carlos Amastha, para estar à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego na atual gestão.

Subprefeito da Região Sul do Município

Pastor João Campos

João Campos de Abreu, 56 anos, nascido na cidade de Peixe - Tocantins, tem formação de nível superior em Teologia, Administração de Empresas e Ciências Jurídicas (Direito), casado, pai de dois filhos e já avô de quatro netos. Filiado ao SINDARE, onde já integrou por três mandatos a Diretoria Executiva, e à AUDIFISCO, desde a sua fundação. Atualmente lotado na Corregedoria da Secretaria da Fazenda do Tocantins, antes de assumir o cargo de Auditor Fiscal, Campos foi Procurador do Estado, cargo, que assim como o de Auditor Fiscal, foi aprovado por meio de concurso público, como prevê a Constituição da República. O Auditor Fiscal da Receita Estadual do Estado do Tocantins, João Campos foi eleito vereador de Palmas, no ano de 2012, passando a compor a 7ª legislatura da Câmara Municipal de Palmas de 2013 a 2016.