Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza Patricia do Amaral destacou a importância do conhecimento da realidade dos municípios Patricia do Amaral destacou a importância do conhecimento da realidade dos municípios

Durante 22 dias, os 17 agentes de desenvolvimento local serão capacitados para atuarem em pertencentes aos territórios do Bico do Papagaio, Jalapão e Sudeste do Tocantins. O objetivo é que eles atuem como formadores de opinião sobre a Política Nacional de Economia Solidária, fomentando os empreendimentos econômicos solidários existentes e identificando os novos empreendimentos que venham a surgir ao longo dos 12 meses de execução do Projeto Ecosol Territorial.

“É a experiência de vocês sobre a realidade de cada um dos 17 municípios aqui presentes que vai fazer com que o conhecimento trocado seja utilizado de acordo com a necessidade de cada uma das cidades. É o comprometimento de vocês ao chegar em cada um dos empreendimentos de economia solidária que fará com que esse projeto possa ser futuramente expandido”, destacou a secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, na primeira aula da capacitação agentes de desenvolvimento local em economia solidária selecionados pelo projeto Ecosol Territorial, na tarde desta segunda-feira, 10.

Agente selecionada de Ponte Alta do Tocantins, na região do Jalapão, Raquel Pinheiro disse “respirar economia solidária”. “Trabalho com economia solidária independentemente da remuneração. Faço isso porque amo”, disse ela que atua em diversos conselhos relacionados ao tema.

Com menos experiência e muita vontade de aprender, Eduardo Marinho, é da região do Bico do Papagaio e disse querer desenvolver a atividade na sua cidade. “A economia solidária é muito fraca na minha cidade, então resolvi aprender, repassar o conhecimento aos outros e articular para o desenvolvimento dela”, comentou o morador de Sampaio.

Após a capacitação, as agentes atuaram nas suas cidades, sendo elas: Esperantina, Sampaio, São Miguel do Tocantins, Carrasco Bonito, Axixá do Tocantins, Araguatins, Augustinópolis, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Paranã, Taipas do Tocantins e Dianópolis.