Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lidiane Moreira

O governador Marcelo Miranda (PMDB) participou nesse final de semana da Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas) realizada na fazenda Laço de Ouro em Almas, região Sudeste do Tocantins. Durante o evento, Marcelo Miranda destacou a prioridade de seu governo em solucionar os problemas de abastecimento de água. No último mês, resultado da parceria com o governo federal, o Governo do Tocantins recebeu uma máquina para perfuração de poços artesianos que será outra opção para que todos os tocantinenses tenham acesso à água potável.

"Temos tanta água, mas temos regiões que falta. Louvamos a Deus, nós fomos agora agraciados com a máquina perfuratriz, com o empenho de todos. Todos buscaram, não vou citar nomes. Todos buscaram essa máquina, essa parceria com o Ministério da Agricultura foi importante para o governo", afirmou Marcelo Miranda.

O governador ressaltou a prioridade do combate à seca e disse que a máquina perfuratriz irá em primeiro lugar para a região. Segundo o governador, tem-se também de buscar outras alternativas e parcerias. "Não é diferente em Almas e nos outros municípios. Temos que fazer uma integração e essas parcerias têm que funcionar", reforçou.

Termo de Cooperação 

Na solenidade de abertura foi assinado Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, e o município de Almas. A iniciativa visa a prestação de serviços de Assistência Técnica Rural e Extensão Rural (ATER), compreendendo também a promoção de inovação tecnológica e o acesso aos programas e políticas públicas que estimulam o desenvolvimento rural sustentável e a articulação institucional para viabilizar a implantação do Serviço de Inspeção Rural  (SIM).

Presenças

Além dos produtores rurais e expositores, o encontro contou com a presença de secretários de Estado, dos deputados estaduais, Amélio Cayres e Nilton Franco; do chefe da Emprapa, Carlos Magno; do presidente da Faet, Paulo Carneiro, e representantes das instituições parceiras do evento; representantes de instituições financeiras, entre outros.

ATS

Durante o evento a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) apresentou aos participantes as ações e programas desenvolvidos pela agência. No programa Água para Todos, por exemplo, segundo a ATS, o Governo do Tocantins tem levado a todos os municípios da região sudeste alternativas para combater à seca que assola a região há anos.

Segundo a ATS, com as cisternas que armazenam água da chuva, que alcança aproximadamente 95% de instalação, e as pequenas barragens que auxiliam o homem do campo, o executivo estadual tem atuado para solucionar o problema de abastecimento na região durante a estiagem.

Eder Fernandes, presidente da autarquia, destacou a participação do órgão na feira. "Tivemos a oportunidade de conscientizar às pessoas que passaram pela Agroalmas a cerca do uso correto e do reuso de água e também de estarmos juntos com nosso governador Marcelo Miranda e no discurso dele, reafirmar o compromisso nosso e dele, enquanto líder e nosso, da ATS, no combate à seca, em especial na zona rural", pontuou.

Ações da ATS

Os programas e ações da ATS beneficiam todas as regiões com o objetivo de promover a universalização do saneamento através de investimentos na infraestrutura e melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água que garantam acesso aos serviços essenciais e, assim, melhor qualidade de vida à população.

Realização 

A Agroalmas é realizada pelo Governo do Estado, por meio do  Ruraltins, da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Sebrae, da Fazenda Laço de Ouro, além de parceiros e de instituições privadas.

A primeira edição da Agroalmas reuniu cerca de 600 pessoas, entre alunos, agricultores, técnicos, empresários e comunidade de Almas e municípios vizinhos. Para esta edição, é esperado um público de mais de 1.000 pessoas.

Programas da ATS 

Educa Sanear: http://ats.to.gov.br/noticia/2017/4/4/educa-sanear-encerra-atividades-em-sandolandia-com-sucesso-de-publico/

Perfuratriz: http://ats.to.gov.br/noticia/2017/3/27/agencia-de-saneamento-recebe-maquina-de-perfuracao-de-pocos-artesianos/

Programa Água para Todos: http://ats.to.gov.br/noticia/2017/3/24/governadorentrega-titulos-de-propriedades-de-cisternas-em-arraias/