Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) com o apoio da Polícia Militar realizou nessa terça-feira, 11, na rodovia TO-080, em Monte Santo, uma ação de fiscalização descentralizada de trânsito de produtos vegetais e de origem animal com foco naqueles não inspecionados. Foram realizadas vistorias em cerca de 40 veículos com apreensão de 90 quilos de carne suína sem procedência e emitidos dois termos de fiscalização de transito de produtos agrotóxicos sem receituário agronômico.

Segundo o gerente de inspeção animal, Joseanne Cademartori Lins, a ação foi bem sucedida, pois dos 40 veículos abordados em apenas um foi encontrado problema de trânsito. “Vários veículos foram vistoriados pela nossa equipe, inclusive com carregamento de carne, queijo e gado, e estes estavam em conformidade com a legislação sanitária e de trânsito. Houve apenas um caso em que o proprietário transportava carne suína para fins comerciais e que estava em desacordo com a legislação sanitária”, relatou Joseanne. Neste caso foi emitido termo de apreensão, auto de infração e destruição da carga que ocorreu no aterro sanitário de Paraíso do Tocantins.

Na área vegetal foram emitidos dois termos de fiscalização porque um produtor transportava produtos agrotóxicos adquirido em uma loja em Paraíso do Tocantins sem receituário agronômico. O inspetor de defesa agropecuária, Antônio Filho Nogueira explicou que o produtor recebeu apenas orientação para exigir da loja o receituário, mas esta será autuada pelo descumprimento da legislação na venda dos produtos.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo estas ações fiscalizatórias contribuem para o combate ao comércio e transporte irregular de produtos de origem animal e vegetal.

A ação contou com a colaboração da equipe da barreira volante da Regional de Paraíso e da Polícia Militar.