Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Thiago Sá Em Paraíso do Tocantins, sempre é oferecido algo especial na programação da Semana Santa Em Paraíso do Tocantins, sempre é oferecido algo especial na programação da Semana Santa
  • Em Natividade é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Natividade
  • O espetáculo Paixão de Cristo volta a ser realizado na Praça dos Girassóis, nas escadarias do Palácio Araguaia
  • Porto Nacional, outra cidade histórica, oferece a Catedral Nossa Senhora das Mercês
  •  O ritual da Festa dos Caretas, em Lizarda, a 278 km de Palmas, é uma tradição que remonta ao ano de 1932

O turismo religioso é uma das modalidades mais antigas do segmento turístico. Os que procuram os locais com tradição de eventos religiosos não só vão em busca de professar sua fé, mas também interessados em conhecer a arquitetura de igrejas, espetáculos, história, missas e tradições religiosas. Até mesmo quem não é tão religioso acaba despertando o interesse por locais que oferecem este tipo de turismo, uma realidade que contribui para a movimentação da economia de muitas cidades.

No Tocantins, existem muitos desses atrativos que reúnem multidões em torno da fé, regiões que estão se tornando referência no Estado quando o assunto envolve viagem, turismo e religião.

Romaria na serra

Em Paraíso do Tocantins, sempre é oferecido algo especial na programação da Semana Santa, este ano acontecerá a Romaria da Serra do Estrondo, que envolve pagamentos de promessas, preces e agradecimentos, além de sessões de filme, corrida ecológica e missas que celebram as tradições da Semana Santa. Além da parte religiosa, a serra oferece uma visão que por si só é um espetáculo.

Igrejas centenárias

A beleza das igrejas históricas é outro bom motivo para conhecer algumas cidades do Tocantins. Em Natividade é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Natividade, além das Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja São Benedito. O município foi fundado em 1.734 e sua parte antiga é um mergulho na história.

Em Porto Nacional, outra cidade histórica, é possível visitar a Catedral Nossa Senhora das Mercês, que tem seus primeiros registros datados de 1.810. A imponência da catedral revela quão forte foi a influencia do cristianismo no local. Beleza arquitetônica, religião e história.

Em Arraias é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. As cidades deTocantinópolis, Tocantínia, Pedro Afonso também contam com lindas igrejas históricas.

Festa dos caretas

Uma tradição que remonta ao ano de 1932. Este é o ritual da Festa dos Caretas, mantido em Lizarda, a 278 km de Palmas, no nordeste do Estado. Famílias envolvidas com a tradição reúnem-se e realizam a manifestação folclórica na Sexta-Feira Santa.

Os caretas são homens que usam máscaras confeccionadas em couro, papel ou cabaça, com o objetivo de provocar medo nas pessoas.

Espetáculo na praça dos girassóis

O espetáculo teatral Paixão de Cristo, produzido e encenado pela Companhia de Teatro Art´Sacra, volta a ser realizado na Praça dos Girassóis, nas escadarias do Palácio Araguaia, em Palmas. A encenação será nesta Sexta da Paixão, 14, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. É a sexta vez que o espetáculo, que é realizado desde 2005, ocorre na Praça. Além de ser um espetáculo que emociona pela riqueza de detalhes, assistir a atração na 2ª maior praça do mundo torna-se algo ainda mais incrível.