Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara Ao todo, foram entregues 315 medalhas em homenagem à policiais militares e civis Ao todo, foram entregues 315 medalhas em homenagem à policiais militares e civis

Com o objetivo de reconhecer e reforçar o trabalho da Polícia Militar do Tocantins, o governador Marcelo Miranda, acompanhado pela deputada federal e primeira-dama do Tocantins, Dulce Miranda (PMDB), entregou na noite desta sexta-feira, 21, equipamentos, munições e veículos. Além disso, foram homenageados com a Medalha Tiradentes, autoridades civis e militares pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

"Essa cerimônia é revestida de grande importância. Nessa noite prestamos o nosso reconhecimento a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Tocantins, em especial aos nossos profissionais militares, pela sua árdua missão de zelar pela segurança dos tocantinenses. Mais do que o nosso reconhecimento, hoje entregamos benefícios que vão reforçar o trabalho dessa corporação", destacou Marcelo Miranda.

O governador também estendeu a homenagem a todos os tocantinenses e destacou a união entre os poderes constituídos. "Gostaria de ressaltar que todos os poderes constituídos, aqui presentes, trabalham de forma integrada e autônoma, em prol do desenvolvimento do Estado", pontuou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, destacou que os benefícios e as homenagens concedidas são um reforço para o trabalho realizado pela Polícia Militar. "O Governo do Estado entregou à nossa corporação benefícios que vão refletir no serviço prestado à população. As medalhas são uma forma de reconhecimento do nosso trabalho e um estímulo à mais", disse.

O secretário nacional de Segurança Pública, almirante Alexandre Araújo Mota, falou do trabalho feito por meio de parcerias entre o Governo do Estado e o Governo Federal. “Por meio de convênios, já oferecemos cursos de inteligência e materiais. Nós estamos elaborando o Plano Nacional de Segurança Pública, envolvendo a União, os estados e municípios. Esse é o projeto do governo federal entrar nos estados e auxiliar nas questões de segurança", explicou.

Benefícios

Para o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) foram entregues 4 etilômetros, 5 banners fachada para os Postos Rodoviários, 6 tendas e 50 cones. Os equipamentos são fruto de convênio entre a Polícia Militar e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Já o Batalhão de Choque (BPChoque) foi contemplado com mais de 12 mil itens destinados às atividades de controle de distúrbios civis e treinamento de efetivo, tais como: 2 caminhonetes, granadas, caneleiras antitumulto, bastões, máscaras contra gases, cartuchos dos mais variados calibres e pneus. Esses equipamentos são fruto de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Na oportunidade, a Polícia Militar também recebeu, doado pela empresa Prossegur Brasil - Transportadora de Valores e Segurança, uma viatura blindada, que atuará no combate a criminosos de alta periculosidade e fortemente armados.

Homenagens 

Ao todo, foram entregues 315 medalhas. A Polícia Militar instituiu a concessão de medalhas como forma de homenagear pessoas por serviços relevantes ao Estado ou à Corporação. O dia 21 de abril é designado para a concessão das Medalhas Tiradentes, do Mérito Policial Militar, de Campanha do Mérito Intelectual e de Tempo de Serviço.  

Com a Medalha Tiradentes foram agraciadas 87 pessoas/autoridades civis/homenageados. Com a Medalha de Mérito Policial foram agraciados 126 policiais militares. Já a Medalha Tempo de Serviço 20 anos foi entregue a 34 policiais militares e a Medalha Tempo de Serviço 10 anos foi entregue a 68 policiais militares.

A solenidade, realizada no Quartel do Comando Geral (QCG), integra a semana de homenagem ao patrono da corporação. O herói nacional, conhecido como Tiradentes, inspira os policiais militares a terem comportamentos corajosos e a sacrificarem a própria vida em benefício da sociedade.