Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza

No ano de 2016, o Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO) atendeu 66.132 pessoas e fez 43.370 encaminhamentos para organizações diversas. Na captação de vagas junto às empresas, via telefone e no corpo a corpo, órgão garantiu 10.482 delas, das quais, 6.639 foram preenchidas por indicações do banco de dados de trabalhadores cadastrados no Sine.

“Apesar da crise brasileira, aos poucos o Sine tem resgatado a sua credibilidade que tinha sido perdida nos últimos anos. A nossa equipe tem ido a campo mobilizar empresários, explicar como trabalhamos, e a resposta tem  sido positiva por parte das empresas”, afirma Patrícia do Amaral, secretária estadual do Trabalho e Assistência Social.

Segundo o gerente do Sine, Cleber Vessel, a credibilidade resgatada pelo órgão foi conquistada principalmente, após estratégias em várias áreas, como por exemplo, filtrar o perfil de candidatos indicando ao solicitante aqueles com o perfil desejado. “As pessoas que estão no nosso banco de dados já passaram por uma avaliação com a nossa psicóloga, e pelo banco de dados é possível, a partir de agora ser certeiro na indicação”, disse.

Acompanhamento

A diretora interina do Sine, Glaucia Branchina disse que, após a garantia da vaga, a equipe continua em contato com a empresa para saber se o funcionário indicado está atendendo a contento, e paralelamente, o contratado também é contactado e são convidados a participarem de novas capacitações. “É muito importante termos esse feedback dos dois lados. O Governo está sim preocupado com a permanência das pessoas no mercado de trabalho, mas também  com a satisfação do empresário”,  observou.

Jeito de Mulher

Dentro de ações das políticas públicas para a geração de emprego e renda, pode-se destacar ainda o Projeto Jeito de Mulher, que em um ano de execução já capacitou quase 450 mulheres das cidades de Araguaína, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto.

O projeto nasceu com o objetivo de oferecer cursos considerados predominantemente masculinos como eletricista, mecânico de motocicleta, pedreiro, instalador predial, entre outros.

“A marca do Governo do Estado foi impressa em cada cidade que chegamos com o projeto Jeito de Mulher. Nos municípios percebemos as novas oportunidades de emprego que surgiram para elas, para além do salto na melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas pelo Projeto”, disse a secretária Patrícia do Amaral, emendando que para o ano de 2017, Setas e Sine já estão trabalhando ainda mais para contemplarem o maior número de pessoas e garantir a elas, uma vaga no mercado de trabalho e bem como manter as que estão, por meio de qualificação e cursos ofertados pela AAFETO, por exemplo.