Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB) afirmou por meio de sua página do Twitter, há pouco, que declara luto oficial de três dias pelo falecimento reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler. "Declaramos luto oficial de três dias pelo falecimento da querida Professora Isabel. Amiga,parceira de Palmas, excelente profissional. Saudades".

A UFT também decretou luto oficial de três dias. "Diante desta perda inestimável para a UFT e o Estado do Tocantins, fica declarado luto oficial de três dias em toda a Instituição, com a orientação de que as atividades acadêmicas e administrativas sejam suspensas nesta terça-feira (2) e retomadas na quarta-feira (3) apenas no Câmpus de Palmas. Nos demais câmpus, as atividades devem ser mantidas normalmente neste período". 

Isabel Auler morreu na tarde desta segunda-feira, 1° de maio, em decorrência de complicações na saúde. Em janeiro deste ano, a reitora sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), durante uma viagem a Buenos Aires, na Argentina.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da secretária Wanessa Sechim, prestou condolências à família, amigos e à comunidade acadêmica e referiu-se a reitora como profissional exemplar. "⁠⁠⁠⁠Das características desta profissional exemplar destacamos a ética, o compromisso e a responsabilidade com as ações educacionais que exercia em prol do fortalecimento da educação superior. Atrelada as suas características profissionais Isabel era uma pessoa solidária, meiga e acolhedora. Deixou um legado de contribuições ao desenvolvimento da Educação do Tocantins. Com alma poética costumava a dizer que a “a poesia é a síntese da palavra”.

Deputados e senador do Tocantins também solidarizam-se e lamentam o ocorrido. O senador Ataídes Oliveira (PSDB) disse ter recebido a notícia com muita tristeza. "Isabel era uma trabalhadora incansável, que contribui muito para consolidação da UFT e educação no Estado. Peço a Deus para acalentar o coração de seus familiares nesse momento tão difícil". 

Para a deputada federal professora Dorinha (DEM), Isabel Auler era uma amiga muito querida. "Amiga muito querida há mais de vinte anos, mulher batalhadora que estava se recuperando de um AVC. Ela inclusive, mesmo devagarinho, estava retornando ao trabalho frente à reitoria. Tinha muitos planos para o crescimento da UFT". 

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) também encaminhou nota. "Carismática, esposa e mãe exemplar, cultivou e cativou os corações de todos por onde passou. Uma guerreira e batalhadora incansável, que sempre lutou e buscou melhorias para o desenvolvimento da Universidade". 

O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho (PR) disse estar consternado com a partida prematura da professora, reitora Isabel Auler. "Que seu espírito receba o descanso e a luz de Deus". 

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins, a Defensoria Pública do Estado, a Prefeitura de Araguaína e a deputada federal Josi Nunes também encaminharam notas de pesar. 

Confira as notas de pesar 

Nota de Pesar

É com imenso pesar que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) recebeu a notícia do falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler.

À frente da UFT desde julho de 2016, firmou relevantes parcerias junto à Seduc em prol da melhoria da educação pública, dentre elas a formação do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), formação continuada de professores com cursos no Programa Educação Financeira, Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta ensino superior em licenciatura e bacharelado para docentes que atuam na educação básica da rede pública, Nós Propomos, e o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), voltado para estudantes da rede pública estadual, entre outros.

⁠⁠⁠⁠Das características desta profissional exemplar destacamos a ética, o compromisso e a responsabilidade com as ações educacionais que exercia em prol do fortalecimento da educação superior. Atrelada as suas características profissionais Isabel era uma pessoa solidária, meiga e acolhedora. Deixou um legado de contribuições ao desenvolvimento da Educação do Tocantins.   Com alma poética costumava a dizer que a “a poesia é a síntese da palavra”.

A reitora faleceu aos 65 anos de idade nesta segunda-feira, 1º, em Palmas, onde estava hospitalizada desde quarta-feira, 29, em decorrência de complicações de saúde. Nossas mais sinceras condolências à família, amigos e à comunidade acadêmica por esta inestimável perda para a educação tocantinense.

Wanessa Zavarese Sechim

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

----------------------------------------------------------------------------

É com profundo pesar que o senador Ataídes Oliveira, presidente do PSDB-TO, lamenta a morte da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, ocorrida na tarde desta segunda-feira. 

A reitora estava internada em um hospital particular de Palmas desde a semana passada e se recuperava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu durante uma viagem para a Argentina, no início do ano. 

É com muita tristeza que recebi essa trágica notícia na tarde deste feriado, Dia do Trabalhador. Isabel era uma trabalhadora incansável, que contribui muito para consolidação da UFT e educação no Estado. Peço a Deus para acalentar o coração de seus familiares nesse momento tão difícil. 

Ataídes Oliveira 

---------------------------------------------------------------------------

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins, professora Isabel Auler. Amiga muito querida há mais de vinte anos, mulher batalhadora que estava se recuperando de um AVC. Ela inclusive, mesmo devagarinho, estava retornando ao trabalho frente à reitoria. Tinha muitos planos para o crescimento da UFT. 

Isabel deixa um legado de força, perseverança e dedicação à educação e tudo aquilo que ela acreditava.  

Meus sentimentos aos familiares e que Deus os abençoe e conforte seus corações.

Deputada Professora Dorinha

---------------------------------------------------------------------------

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento da nossa querida amiga, professora e reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, que morreu na tarde desta segunda-feira, dia 1º, após 10 dias internada em hospital particular de Palmas, em decorrência de complicações no seu quadro de saúde.

Isabel iniciou sua trajetória na UFT em 2003, no início da implantação da Universidade. Antes disso, atuou por 12 anos na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), sempre se destacou por ser uma profissional atuante, estudiosa, amorosa e cuidadosa com todos.

Carismática, esposa e mãe exemplar, cultivou e cativou os corações de todos por onde passou. Uma guerreira e batalhadora incansável, que sempre lutou e buscou melhorias para o desenvolvimento da Universidade.

Por todas as suas contribuições e dedicação à UFT, à Unitins e ao Estado do Tocantins, rendemos nossas homenagens a esta talentosa mulher, que deixará profundas saudades da sua forma de atuar sempre com primor e decência.

Externamos aqui, nossos sentimentos e nos solidarizamos aos familiares e amigos da professora Isabel. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor e angústia desta perda irreparável em fé e esperança!

Paulo Mourão

Deputado Estadual

--------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

Professora Isabel Auler

Consternados com a partida prematura da professora Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apresentamos nossos sinceros votos de pesar aos seus familiares, amigos e companheiros de trabalho.

Professora Isabel foi pioneira na Educação do Tocantins, onde se destacou pela sensibilidade e sabedoria, que ultrapassava os bancos acadêmicos, refletindo-se na forma de trabalhar.

Ela cultivou além da postura profissional, também a forma acolhedora e disponível para desenvolver suas atividades, principalmente nas demandas que envolviam a área da Educação.

Que seu espírito receba o descanso e a luz de Deus.

Raul Filho e família

-------------------------------------------------------------------------

Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento da senhora Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins, ocorrido nesta segunda-feira, 1° de maio, em Palmas.

Isabel foi um exemplo de professora, pesquisadora, gestora, mãe, amiga, mas acima de tudo um exemplo de mulher.

Que neste momento de dor, Deus possa confortar o coração de todos os familiares e amigos, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição. 

"Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade - Romanos 2:7"

Lázaro e Valderez

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

A DPE-TO - Defensoria Pública do Tocantins recebeu com pesar a notícia do falecimento da reitora da UFT – Universidade Federal do Tocantins, professora Isabel Auler. Ela morreu nesta segunda-feira, 1º, num hospital de Palmas onde estava internada desde o dia 21 de abril passado.

A Universidade é uma importante parceira da Defensoria em projetos como o convênio que permite que estudantes da UFT cumpram o estágio curricular nas sedes da DPE-TO, que começou a ser organizado durante o seu mandato como reitora.

Profissional dedicada e comprometida, Isabeu Auler deixa um legado de trabalho pela educação superior no nosso Estado.

A Defensoria Pública do Tocantins se solidariza aos familiares e amigos da professora Isabel Auler ao tempo que estima votos de conforto neste momento de grande comoção.

DPE/TO

----------------------------------------------------------------------------

O superintendente do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), José Pereira Guimarães Neto e toda sua equipe prestam condolências aos familiares e amigos nesta hora de profundo pesar pelo falecimento da reitora da UFT, Isabel Auler, ocorrida na tarde desta segunda-feira (01).

Em 14 anos de serviços prestados à UFT, Isabel cultivou boas relações, desempenhou diferentes funções dentro da universidade e deixa um legado exemplar como servidora pública, gestora e professora.

HDT-UFT

---------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

É com profunda tristeza e pesar que lamentamos o falecimento da Excelentíssima Senhora Reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler. Nossas condolências aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor.

Brasília, 02 de Maio de 2016.

Deputada Federal Josi Nunes

-------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

A Prefeitura de Araguaína manifesta pesar pelo falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, ocorrida na tarde de segunda-feira, 1º de maio.

Em Araguaína, cidade que é polo educacional, há um campus da UFT e a Prefeitura é sempre parceira das atividades desenvolvidas pela universidade, em pesquisas realizadas em conjunto e com a Universidade da Maturidade (UMA).

Neste momento de dor, solidarizamos-nos com a família e amigos de Isabel, que teve 14 anos de sua vida dedicados à pesquisa e outras ações dentro da universidade. 

Ronaldo Dimas

Prefeito

-------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar 

A Fundação e o Centro Universitário UnirG lamentam o falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins, Drª Isabel Auler, ocorrido ontem, 01 de maio.

Isabel foi um expoente na área do Ensino Superior e prestou importantes serviços que contribuíram com o fortalecimento da Educação no Estado do Tocantins. Auler destacou-se pelo seu comprometimento e atuação em prol da UFT, mas sempre trabalhando em parceria com outras instituições de ensino, como a UnirG.  

A UnirG lamenta o ocorrido e presta solidariedade a familiares e amigos.

Sávio Barbalho 

Presidente da Fundação UnirG 

Lady Sakay

Reitora do Centro Universitário UnirG