Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A reitora e professora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, morreu na tarde desta segunda-feira, 1° de maio, aos 65 anos de idade. Ela estava hospitalizada em Palmas em decorrência de complicações de saúde que vinha tratando desde o começo do ano. 

Em janeiro deste ano ela foi internada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante uma viagem de férias em Buenos Aires, na Argentina, mas havia se recuperado e chegou a voltar ao trabalho no último dia 17 de abril, após um afastamento de cerca de 70 dias. (Saiba mais)

Despedida

O velório da reitora Isabel Auler será realizado no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), localizado no Câmpus de Palmas da UFT (Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14, Plano Diretor Norte).

A cerimônia terá início às 23h desta segunda-feira (1°) e será aberta à comunidade. Contudo, a partir das 10h de terça-feira está previsto um momento de despedida reservado apenas a familiares. Depois disso, o corpo deve deixar a UFT por volta das 11h em cortejo fúnebre até o Cemitério Jardim das Acácias, onde o enterro está previsto para ocorrer ao meio-dia.

O vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, deve decretar luto oficial de três dias na Universidade. No Câmpus de Palmas, as atividades acadêmicas e administrativas serão suspensas nesta terça (2), mas devem ocorrer normalmente nos demais câmpus da Instituição.

Conheça a trajetória da reitora 

Formada em Letras, Isabel Auler era doutora em Educação, mestre em Literatura Brasileira e especialista em Avaliação Institucional e Ensino de Língua Portuguesa. Integrava os quadros docentes do Curso de Graduação em Pedagogia do Câmpus de Palmas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

Era servidora da UFT desde a implantação da Universidade, em 2003, quando ingressou como professora. Assumiu o cargo de reitora em julho de 2016, após receber, com o vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, 63% dos votos da comunidade universitária na consulta eleitoral em que concorreu pela chapa "Confiança e Participação".

Em sua trajetória, foi vice-reitora na gestão de Márcio Silveira, entre 2012 e 2016, pró-reitora de Graduação no período de 2007 a 2012, e diretora de Ensino entre 2005 e 2007, nas gestões consecutivas do reitor Alan Barbiero.

Era membro dos conselhos de Educação do município de Palmas e do estado do Tocantins. Foi presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) na gestão 2010/2011, e em 2016 assumiu a presidência do Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte. (Com informações UFT/TO) (Matéria atualizada às 19h11min)