Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Filho

A escolha das rainhas mirins Municipal e Estadual do Festival de Quadrilhas São João do Cerrado, em Araguaína, sofreu alteração de data. O concurso seria realizado no próximo fim de semana e foi transferido para os dias 12 e 14 de maio. O horário e o local continuam os mesmos: a partir das 20h30, na Praça das Nações. 

De acordo com o secretário executivo da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, Willamas Ferreira, a mudança foi para contemplar as participantes do Concurso Estadual. “As candidatas de outras cidades não poderiam comparecer nos dias 6 e 7, então em reunião com os representantes das quadrilhas definimos a nova data”, explicou.

Concurso

As candidatas aos títulos de 2017 devem ter até 12 anos de idade e terão quatro minutos para apresentarem sua temática. O figurino, a música e a desenvoltura durante a dança serão avaliados. A simpatia, elegância e beleza das concorrentes também são requisitos para conquistarem o título.

Para este ano, já estão confirmadas a presença de rainhas de seis equipes de Araguaína, concorrendo no concurso Municipal: Os Malacabados, Os Fei de Cum Força, Explosão Ar, Encantos do Luar, Arranca Toco, e Saco Furado.

No concurso para rainha estadual participam: Explosão Amor Caipira, Girassol do Cerrado, Cafundó do Brejo, Fogo na Cumbuca e São João das Palmas.

O concurso é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Comunidade Junina de Araguaína (Cojuara) e Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto). 

Festival

O tradicional Festival São João do Cerrado já está em sua 17ª edição e reúne todos os anos um público de cerca de 20 mil pessoas, que prestigiam a dança típica junina das quadrilhas em três dias de apresentações.

Durante a festa, as quadrilhas têm 30 minutos para se apresentarem e são julgadas de acordo com a coreografia, criatividade, tradição, figurino, repertório musical, casamento, gritador ou marcador, conjunto, casal de reis e casal de noivos.

Durante o festival acontece também a apresentação das rainhas mirim e adulta Cojuara e a escolha do melhor casal de rei e rainha, melhor casamento e das campeãs.  Outra atração é a Feira de Arte e Talento com as tradicionais comidas típicas e artesanatos da região.

Calendário 
Dia 12 (sexta-feira)
20h30 - Escolha da Rainha Mirim Municipal (Praça das Nações). 


Dia 14 (domingo)
20h30 - Escolha da Rainha Mirim Estadual (Praça das Nações).
 
Dia 3 de junho (sábado)
20h30 - Escolha da Rainha da Cojuara.


Dias 22, 23 e 24 de junho (quinta, sexta e sábado)
20h - Festival São João do Cerrado 2017 (Parque Cimba).