Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto Bombeiro Amigo do Peito, de coleta de leite humano, precisa de mais doações para atingir a meta de oito coletas diárias, hoje esse número não passa de quatro. Na semana nacional de aleitamento materno, de 19 a 25 de maio, os bombeiros alertam sobre a importância da amamentação e sobre a necessidade da doação.

“Para que consigamos atender a demanda do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas, é preciso coletar pelo menos oito litros de leite por dia. Esse leite é utilizado na alimentação de bebês que nasceram prematuros, com algum problema de saúde ou que as mães não têm leite suficiente para amamentar”, ressaltou o tenente Jarbas Borges, coordenador do projeto Bombeiro Amigo do Peito.

Os bombeiros vão até a casa de cada uma das mães doadoras e já na primeira visita, explicam como o leite deve ser coletado e armazenado, além do processo de higienização. As doadoras recebem um kit, contendo touca e máscara descartáveis, um vidro esterilizado para coleta e um folder com orientação sobre a retirada do leite (ordenha).

O projeto tem como objetivo promover o processo de captação de leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina, em Palmas. Após passar por um processo de pasteurização e controle de qualidade, o leite doado é destinado aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital.

Semana de Aleitamento

A coordenadora do Banco de Leite do hospital, Walkíria Pinheiro, destaca que a semana é um momento de sensibilização da sociedade. Assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno. “É uma oportunidade de divulgar a importância da doação do leite materno e como ele faz a diferença na vida dos bebês internados nas unidades neonatais. O leite é mais que um alimento, é um medicamento que ajuda na recuperação dessas crianças”, pontuou a coordenadora.

As mães interessadas podem ligar no telefone do Corpo de Bombeiros 193.