Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e as Centrais de Silvanópolis dirigida pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA), de Pedro Afonso – Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA) e de Imperatriz – MA – Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina, definiram o calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos para o ano de 2017 no Tocantins. Ao todo serão 16 municípios tocantinenses beneficiados com o projeto.

O projeto que tem como objetivo atender os pequenos agricultores rurais, iniciará no próximo dia 25 de maio, com ações de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, no Projeto Manuel Alves, em Dianópolis e encerará no dia 25 de outubro deste ano, no município de Santa Fé do Araguaia.

O gerente de Avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, explicou que Adapec realizará em cada município e região que receberá a edição do projeto, um trabalho de sensibilização junto aos produtores rurais. “A partir da construção do calendário, a Adapec realiza junto aos pequenos agricultores rurais, escolas rurais e público em geral, um trabalho de divulgação e sensibilização com o objetivo de alcançar o maior número de produtores rurais, e que estes, possam devolver as embalagens vazias de agrotóxicos que estejam em suas propriedades”, disse o gerente.

“O projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos vem crescendo e fortalecendo a cada ano no Tocantins, por isso, o Governo do Estado, por meio da Adapec dará todo apoio para a realização das 16 edições propostas para este ano,” disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo, acrescentando que a Agência ampliou em 2017, o número de municípios atendido pelo projeto para proporcionar aos pequenos produtores rurais a oportunidade de devolver as embalagens que estão em seus poderes e retirar do campo este passivo.

As embalagens devolvidas nos municípios da região do bico do papagaio serão destinadas para a central de Imperatriz – MA que é a responsável pela região. Os demais municípios serão atendidos pelas centrais de Pedro Afonso e Silvanópolis.

Dados

Em 2016 foram realizadas ações de recebimento itinerante no Tocantins em 12 municípios, beneficiando diretamente cerca de 400 pequenos produtores rurais.

Calendário

Dianópolis – Projeto Manuel Alves: 25 de maio

Barrolândia: 02 de junho

Miranorte: 07 de junho

Paraíso do Tocantins: 13 de junho

Porto Nacional – Projeto São João: 16 de junho

Araguatins: 23 de junho

Araguaçu: 24 de junho

Augustinópolis: 26 de junho

Buriti do Tocantins: 27 de junho

Axixá do Tocantins: 28 de junho

Sítio Novo: 29 de junho

Tocantinópolis: 30 de junho

Itacajá: 25 de agosto

Divinópolis: 15 de setembro

Xambioá: 27 de setembro

Santa Fé do Araguaia: 25 de outubro