Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participam na Bahia de um intercâmbio técnico institucional com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) sobre sistema regional de vigilância com ênfase em pragas dos citros. O evento teve início na segunda-feira, 25, e segue até esta sexta-feira, 29.

O objetivo do intercâmbio é realizar um treinamento técnico para os servidores destas Agências, no que se refere à identificação de pragas e de rotinas de vigilância aplicadas às pragas como pinta Preta, Cancro Cítrico e HLB.

Segundo o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, a ação fortalece o sistema de defesa fitossanitária na fruticultura nas regiões Norte e Nordeste. “O que estamos discutindo são os alinhamentos das atividades de vigilância realizadas rotineiramente pelas Agências e trocando informações e experiências sobre o trabalho de cada um destes órgãos em busca do fortalecimento do setor da fruticultura na região,” destacou Alex Sandro.

A coordenadora do Projeto de Citros da Adab, Suely de Brito Silva, disse que o trabalho de cooperação entre as três Agências é de extrema importância para o sistema de vigilância em nível regional. “Se observarmos o posicionamento do Estado do Tocantins e da Bahia podemos inferir que estes estados funcionam como um filtro de proteção tanto para a região Nordeste e Norte, quando as pragas se deslocam do Sul e do Sudeste ou no fluxo contrário. Estamos construindo uma grande aproximação técnica de compartilhamento de conhecimento e de estruturação de planos de cooperação, principalmente em relação à prevenção da praga HLB de citros,” destacou Suely Brito.