Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

Levantamento de demandas junto a prefeitos municipais, workshops e palestras voltadas para gestores e empresários foram parte das atividades desta quarta-feira, 24, durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, realizado no município de Guaraí. O evento, iniciado na terça-feira, 23, se encerrou marcando o primeiro de cinco encontros que atingirão todas as regiões do Tocantins. O governador Marcelo Miranda e a vice-governadora Claudia Lelis estiveram presentes no Fórum na manhã desta quarta.

Palestrante de renome, Gil Giardelli, trouxe para o evento uma importante e atual discussão, que diz respeito à inovação que gera mudanças, os impactos desse contexto para a sociedade e como os gestores públicos precisam estar preparados para vivenciar este momento. “Num mundo de tantas mudanças, de tanta inovação, a gente precisa de líderes que tomem decisões complexas, que assumam que não é mais um mundo onde é possível agradar a gregos e troianos e que as decisões firmes terão que ser tomadas. Temos que ter um projeto enquanto nação inovadora”, defendeu, durante palestra ministrada no evento.

Um talkshow reuniu representantes de algumas das principais instituições e entidades responsáveis pela promoção do desenvolvimento do setor econômico, que puderam expor o que cada uma delas tem feito e pode fazer para contribuir com o crescimento da região centro-norte e do Estado como um todo. Participaram desta atividade a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), a Agência de Fomento, a  Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio).

Presidente da Fieto, Roberto Pires, destacou a importância da discussão sobre o desenvolvimento econômico do Tocantins. “O País e o Tocantins têm indicativos de que a retomada da economia está mais próxima. Vamos discutir o que pode ser feito, quais são os atores que podem contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado. As instituições estão todas aqui também. Eu falo pela Fieto, que está pronta para contribuir para este desenvolvimento”, disse, reforçando a necessidade de se encontrar alternativas para atrair investimentos que garantam a necessária geração de mais empregos. 

Também presente no Fórum, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-Tocantins, Pedro Ferreira, reforçou que o  evento demonstra que as parcerias são o caminho para a transformação do Tocantins. “Tem que ter as parcerias, e as mais importantes estão aqui, mostrando para o povo que estamos trabalhando e pensando juntos e isso é o começo do desenvolvimento que nós estamos buscando. Estamos todos juntos para trabalhar com uma única finalidade: o desenvolvimento do Tocantins”, destacou.

Case

Tido como um caso de sucesso de gestão eficiente de recursos públicos, o ex-prefeito da cidade de Fátima (TO), Raimundo Mascarenhas, participou do Fórum de Desenvolvimento Econômico apresentando aos gestores municipais  e secretários a forma que adotou para administrar a cidade e como conseguiu entregar a prefeitura à nova gestão com “a casa em ordem”.  Diferente da maioria dos municípios, ao repassar o comando da cidade, o ex-prefeito estava com os salários do funcionalismo em dia, frota nova de veículos, postos de saúde e escolas reformadas, além de dinheiro em caixa. “Eu tentei passar para os prefeitos que uma gestão tem que ser feita como se fosse uma grande família, porque você vai gerir um recurso que não é seu, é da comunidade; e que você tem que trabalhar com os pés no chão e ser ciente do que está fazendo, economizar cada centavo, não roubar nem deixar roubar, que tudo vai dar certo. Eu não vejo como a gestão pública não dar certo”, disse.

Workshops

Durante toda a tarde, os gestores  municipais e demais interessados nas áreas de desenvolvimento econômico, turismo, cultura, ciência e tecnologia, bem como da agricultura e trabalho e assistência social se dividiram numa série de workshops realizados simultaneamente no Fórum. Equipes técnicas da Seden, assim como da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social discutiram com os representantes dos respectivos setores as alternativas de desenvolvimento a partir destas áreas da administração pública. Foram horas de exposição, abordando questões como cenários e oportunidades de aproveitamento das potencialidades, com foco na economia regional.

Instituições financeiras

Num espaço destinado aos empresários, o Governo do Estado levou orientações relativas ao acesso a incentivos fiscais e também ao acesso a crédito. Na oportunidade, representantes do Banco do Empreendedor, da Caixa Econômica Federal, do BNDES, do Banco do Brasil, do Sicoob e do Banco da Amazônia puderam expor suas linhas de crédito voltadas para incentivo das atividades econômicas, abrindo caminho para que os empresários possam analisar as melhores condições e alternativas.  

Ao finalizar o encontro em Guaraí, o secretário Alexandro de Castro, da Seden, pasta que está à frente da organização do Fórum, enfatizou a importância do trabalho conjunto dos agentes de desenvolvimento para que o Tocantins atinja seu potencial, ampliando a capacidade de gerar emprego e renda para a população, a partir da vocação de cada município.  

Próximas edições

O Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico em Guaraí abriu a rodada de eventos que serão realizados em outras quatro regionais. O próximo, nos dias 6 e 7 de junho, será em Gurupi, reunindo os municípios da região sul. Em seguida, o Fórum será realizado em Araguatins (região do Bico do Papagaio), nos dias 22 e 23 de agosto; depois em Dianópolis (região sudeste), dias 12 e 13 de setembro; e,  por fim, em Araguaína (região norte), dias 17 e 18 de outubro.