Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla

Com apresentação de oficinas, debate, palestras, rodadas de discussão e apresentação de trabalhos científicos, termina neste sábado, 27, o 1º Congresso Científico Saúde Integrada do Tocantins. O evento, que ocorre no Centro de Convenções Parque do Povo, tem como tema Atualização Científica Multiprofissional da Saúde, contando com quase três mil pessoas inscritas.

A proposta do Congresso é promover a interação ensino-pesquisa-serviço e apresentar as boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Marcos Muzafir, a programação envolve todas as áreas que trabalham na saúde. “Estamos em 10 salas simultâneas discutindo temas científicos de atualização, o que atraiu os bons profissionais. Temos também quase 500 trabalhos científicos em exposição. É uma satisfação ver a vontade do profissional de saúde em se atualizar e também a nossa vontade de valorizar o profissional de saúde com o objetivo de atender cada vez melhor o paciente”, afirmou.

Palestras

No primeiro dia, dezenas de palestras e oficinas movimentaram o Centro de Convenções, sede do evento. Para a odontóloga do ambulatório de hematologia, anexo ao Hospital Geral de Palmas, Lívia de Ávila Gomes Jrege, que relatou o tema Experiências exitosas com pacientes do ambulatório de oncologia e hematologia do Hospital Geral de Palmas, uma equipe multiprofissional trabalha no atendimento ao paciente que necessite de cuidados odontológicos durante o atendimento ambulatorial. “Fazemos desde tratamento de canal, restaurações, prevenção e cuidados de todos os pacientes regulados”, afirmou.

Outro assunto discutido no ciclo de palestras foi a padronização internacional do cuidado em nutrição, um debate universal que está sendo iniciado no Brasil. De acordo com a conferencista Cristina Martins, a proposta internacional foi iniciada em 2001 nos Estados Unidos e obedece a quatro passos:  avaliação, diagnóstico, intervenção e monitoramento e aferição de resultados. “A ideia é que todos os profissionais de nutrição trabalhem com esses quatro passos, obedecendo a terminologias padronizadas e codificadas”, afirmou.

Atendimento multiprossional

Para a debatedora Elizabeth Luz, fonoaudióloga responsável pelo primeiro serviço de fonoaudiologia hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (RJ), que proferiu a palestra Fonoaudiologia hospitalar infantil e neonatal, a atuação do profissional de fonoaudiologia inicia ainda na gestação da paciente, durante os exames pré-natais. “Logo nos primeiros exames caso sejam detectados alguma alteração, o profissional já entra nessa parte para trabalhar com a mãe e familiares da criança as ações que visem o restabelecimento pleno do recém-nascido”, afirmou. Também nos pacientes adulto e geriátrico, a palestrante afirmou que o atendimento inicial do profissional de fonoaudiologia visa reduzir custos ambulatoriais. “Começamos a atuar desde a emergência, para prevenir precocemente, evitar sequelas neurológicas, diminuindo os custos, antecipando a alta hospitalar e entregando um indivíduo pleno”, afirmou.

A programação segue por todo este sábado, 27.