Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 3ª edição do Rally Baja Jalapão 500 começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 2 de junho em Palmas/TO. Porém, antes de acelerarem, pilotos e navegadores de motos, quadriciclos e UTV’s participarão da parte burocrática da competição, toda programada para o Parque de Apoio do evento, localizado em um shopping da capital. As vistorias técnicas terão início às 13h, o briefing será às 18h30 e, em seguida, acontece a Largada Promocional (20h30). Já a disputa para os 1019 quilômetros de percurso, com trechos inéditos em 643 quilômetros de especiais (trechos cronometrados), em dois dias na modalidade do Brasileiro de Rally Cross Country, no próximo sábado e domingo. 

A largada no sábado, 03, terá início às 6 horas, passando pelo Parque Estadual do Jalapão com destino a São Félix do Tocantins, onde a caravana da competição fará pernoite. No domingo, a largada será em São Félix, com retorno à Palmas.

No comando de uma Kawasaki KX 450cc, o piloto Ramon Sacillotti se diz preparado para o grande desafio deste ano. "A expectativa é muito grande sempre e é muito prazeroso pilotar no Jalapão. É uma das minhas provas preferidas pela exigência do terreno o que faz toda diferença na preparação física e quem não estiver bem treinado não consegue se manter competitivo lá, vou para buscar a vitória para a Kawasaki, conto com a torcida de todos!", declarou Ramon Sacilotti, de São José dos Campos (SP).

Já Enrico Amarante, líder dos UTVs no campeonato nacional ao lado do navegador Álvaro Amarante (seu irmão), compete na categoria UTV com um Can-Am Maverick X3. "A diversidade de terrenos é o diferencial da prova, que é fantástica, e também testa os participantes ao máximo por conta do forte calor", destacou o goiano Enrico Amarante. 

Entre os quadriciclos, Marcelo Medeiros, utilizará toda a concentração para manter um bom ritmo e completar o certame. "Gosto das características da prova. Espero começar bem e terminar bem, para isso temos de nos manter bem focados", comentou o piloto maranhense, bicampeão do Rally dos Sertões e que representou o Brasil nos últimos dois anos no Rally Dakar.

Leandro Torres, atual campeão do Rally Dakar, participou das duas edições do Rally Baja Jalapão 500. "A expectativa de encontrar uma prova longa e dura como sempre a fim de provarmos nossas características e conseguir um bom resultado", completou o piloto paulistano do UTV Polaris XP 1000 Turbo, da equipe Torres Racing.

O Baja Jalapão 500 é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio da Can-Am e Divino Fogão, apoio Hotel Girassol Plaza, Shopping Capim Dourado, Prefeitura Municipal de São Félix do Jalapão, Prefeitura Municipal de Palmas e Governo de Tocantins. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo.

Programação

Sexta-feira, 02/06- Palmas (TO)

09h00 - Abertura dos Box/Parque de apoio.
Local: Shopping Capim Dourado - 107 Norte Av. JK Ns 05 - s/n lt 1 - Plano Diretor Norte
13h00 às 17h30 - Secretaria de prova e vistorias
13h30 às 18h00 - Vistoria Parque Fechado
18h30 - Briefing
Local: Terraço do Shopping
20h30 - Largada Promocional

Sábado, 03/06- Palmas (TO)

06h00 - Largada - Palmas (Palmas -> São Félix do Jalapão (TO)
Local: Shopping Capim Dourado - 107 Norte Av. JK Ns 05 - s/n lt 1 - Plano Diretor Norte

DI - 180 km
TE - 297 km
DF - 1 km
Total - 478 km - Piso Areia

19h30 - Briefing - Pousada Cachoeira em São Félix

Domingo, 04/06- Palmas (TO)

09h00 - Largada - São Félix do Jalapão (TO)
São Felix -> Palmas (Cross Country em especial / Baja em deslocamento)

DI - 12 km
TE - 337 km
DF- 192 km
Total - 541 km

19h30 - Premiação - Shopping Capim Dourado