Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Flávio Cavalera

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, esteve em São Félix do Tocantins nessa quinta-feira, 18, para conferir pessoalmente a estrutura montada para receber a sétima edição do rally Séries Baja Jalapão e o Baja Jalapão 500 Milhas. Também sentiu a emoção da largada dos competidores no percurso programado para o dia, com cerca de 200 km. No total, serão percorridos mais de 2.000 km em cinco dias.

O gestor foi recebido por representantes da empresa organizadora das provas, a diretora comercial Leonora Guedes e o coordenador de produção Fernando Garcia, que ressaltaram a importância da participação do Estado para o sucesso das provas.

"O Baja Jalapão faz parte do calendário do Sertões Séries, em parceria com a Arena Produções. E o Baja 500 Milhas é uma prova inédita do Sertões. Além de ser uma plataforma de conteúdo e ter na sua missão a promoção dos destinos por onde passa. O Sertões fomenta toda a cadeia produtiva do turismo: hotéis, restaurantes, postos de combustível, supermercados, farmácias, entre outros. E também, muitos competidores retornam para fazer turismo depois com suas famílias", ressaltou Leonora, lembrando que as pousadas locais estão ocupadas pelos competidores, justamente com o objetivo de ajudar a fomentar a economia local, sem esquecer as orientações para manter o distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel.

Jairo Mariano pontuou a satisfação em receber as duas competições e a preocupação do governador Mauro Carlesse com o controle da pandemia de Covid-19. "Por meio do selo TO Seguro, nossos técnicos orientaram pousadas e restaurantes da região do Jalapão quanto ao cumprimento dos protocolos", informou.

A Vila Sertões foi montada em torno do Centro de Convenções e Eventos de São Félix.

Sala de apoio

Durante sua passagem pela cidade, Jairo Mariano inaugurou a sala da Associação dos Condutores de Turismo de São Félix, no Centro de Convenções e Eventos. O projeto conta com apoio da Adetuc, prefeitura municipal, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Empresarial de Turismo do Estado (Cetur/Fecomércio) e Associação Brasileira de Agentes de Viagem no Tocantins (Abav/TO). Participaram deste momento, a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, a superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, o prefeito Carlos Irael (Carlão), o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jaime, e o deputado federal Carlos Gaguim.