Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas/TO, reunirá arte, opções de compras e a beleza da cultura mundial na Interart - Feira Internacional de Artesanato e Decoração de 9 a 18 de junho. O evento, que acontece pela terceira vez na capital do Tocantins e traz artesãos e representantes nativos de vários países, oferecendo o intercâmbio de cultura e a possibilidade dos visitantes adquirir mais de 5 mil produtos de diferentes regiões do mundo.

Os frequentadores poderão fazer uma verdadeira viagem e conhecer, por meio do artesanato, diversos países como: Turquia, Índia, Peru, Senegal, Quênia entre outros. Alguns dos grandes atrativos da feira são os itens turcos como: toalhas e almofadas em bordados exclusivos com aplicação de rendas, lustres e taças com bordas em ouro. 

Ao adentrar no estande da Índia os visitantes irão encontrar uma grande variedade de objetos artesanais, pela sua cultura milenar, que vem de geração a geração com a criação de objetos de artesãos, que produzem os mais simples presentes para as pessoas adquirirem e levarem de lembrança da Índia.

Destaca-se ainda a presença da manifestação artística vinda da África, representada por usos e costumes das tribos africanas, através de pinturas, máscaras e esculturas feitas em diversos materiais. No estande do Quênia, através das esculturas de madeira, pulseiras, máscaras, peças da cultura Masai (a tribo guerreira mais famosa da África) e estampas em batik (desenho com cera quente sobre o tecido em seguida tingido) são alguns itens encontrados, sendo que cada peça existe uma história e cultura regional a qual é repassada no intercâmbio cultural.

A feira ainda valoriza a América do Sul expondo e comercializando a excelência dos produtos artesanais do Peru, que pode ser encontrada nas talhas em madeira, nas peças em tecido ou através das miniaturas coloridas em cerâmica, que caracterizam a cultura popular do País. 

O visitante poderá também se encantar no estande dos Emirados Árabes - Dubai que apresentará sapatos típicos com pontas lembrando aos usados por gênios dos filmes e desenhos animados.

Os visitantes poderão adquirir peças a partir de R$ 10,00 até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) através de um artesanato típico.

Durante o período do evento o visitante terá a oportunidade de reconhecer a importância da riqueza da diversidade cultural e racial.  “Escolhemos Palmas, por termos interesse em colaborar com a qualidade de seu crescimento,  face entendermos que está localizada em região central,  uma capital nova , nobre,  podendo se tornar uma cidade referência não apenas para o Tocantins, mas influenciar de forma positiva seus estados vizinhos e o norte do País. O evento tem a proposta de engajar o público com a arte e com a história de cada região representada pelas peças expostas e comercializadas”, afirma o diretor de comunicação da Interart, Osvaldo de Almeida Junior.

Praça de Alimentação e Apresentações

A praça de alimentação terá várias opções de cardápio. Todos os dias, por volta das 18h, iniciará apresentações de danças e cantores. Ocorrerão apresentações de música e danças típicas e folclóricas do Brasil e das várias culturas.

Na sexta-feira, 9, durante a abertura oficial da feira, várias apresentações tomarão conta da cerimônia. Personagens do mundo infantil também estarão no evento logo no primeiro dia através de contato com o público, em especial com as crianças e ainda realizando projetos sociais.

Promoção “Palmas Comércio Forte”

No intuito de fomentar o comércio local, em especial a trade cultural e do turismo de Palmas bem como estreitar e valorizar a relação do consumidor com seu lojista foi criado o projeto “Palmas Comércio Forte”, portanto, quem efetuar compras com emissão de nota fiscal dentro da cidade de Palmas, ganha convite VIP e entra gratuitamente a Interart, lembrando que deverá ser retirado no comércio conveniado o qual estará identificado por um cartaz da Interart Palmas ou  via virtual na página do Facebook do evento.