Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Competições esportivas foram realizadas no aniversário do distrito Competições esportivas foram realizadas no aniversário do distrito
  • Campeonato de futebol também fez parte da programação do aniversário do distrito

Uma programação diversificada com várias atividades esportivas, de lazer e artísticas para a comemorar um ano de criação do Distrito de Novo Horizonte, a cerca de 17 km de Araguaína/TO. As comemorações começaram na última sexta-feira, 9, e prossegue até esta terça-feira, 13. Dentro da programação foi realizado o concurso da criação da bandeira do distrito. Um total de 16 alunos da rede municipal e estadual se inscreveram, o resultado será divulgado nesta terça, a partir das 18 horas, na Praça Comunitária.

Ainda nesta terça, será realizado o Concurso Garota Distrito. Oito candidatas serão escolhidas pela simpatia e beleza. Ainda na programação está a entrega do certificado para o Cidadão Honorário do distrito.

Já foram realizadas outras atividades, como a Caminhada Todos Pela Paz, Campeonato de Futebol Comunitário e a 1ª Corrida de Rua do Novo Horizonte. Também foi realizado um culto ecumênico nesta segunda, 12.

História

Em 1962, uma pessoa conhecida como Raimundo Silva fixou sua moradia em um lugar denominado “Coqueiro do Chico”, sendo que posteriormente comprou essa área de nove alqueires. Em 1964, essa área foi denominada como Fazenda Novo Horizonte. Dois anos depois, Raimundo começou a lotear o terreno, vendendo para várias pessoas interessadas em morar na região.

Com o passar do tempo, a população aumentou e o local começou a ser chamado de povoado. Em 2013, foi apresentado um projeto de lei solicitando a criação do Distrito Novo Horizonte. O projeto foi aprovado em 2016. O distrito foi criado pela Lei nº 3014/2016, sendo promulgada em 14 de julho desse mesmo ano.

Curiosidade

Antigamente, quando ainda era povoado, Novo Horizonte era conhecido como Troca Tapa. Segundo os moradores mais antigos, esse apelido foi dado após um morador da cidade de Aragominas (conhecida como Pé do Morro) que viu duas crianças brigando. Os dois meninos trocavam socos no meio da rua e o visitante apelidou o local de Troca Tapa.

Programação

Dia 13 (terça-feira)
18h – Concurso Garota Novo Horizonte e entrega de certificado Cidadão Honorário (Praça Comunitária);
19h – Apresentações culturais e de quadrilhas juninas  (Praça Comunitária).