Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Aconteceu na noite desta última segunda-feira, 12, na sede da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) de Porto Nacional, a pré-seleção das músicas classificadas para as eliminatórias do Festival da Canção que será realizado de 23 a 25 de junho. Foram selecionadas 24 músicas para disputar as eliminatórias do Festival da Canção, num espetáculo que decorrerá na 37ª Semana da Cultura de Porto Nacional.

O evento é uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult). De acordo com o diretor executivo do Festival da Canção, Everton dos Andes, o festival visa difundir a arte e a cultura brasileira.

O Festival da Canção que acontece há mais de 40 anos tem como intuito proporcionar aos compositores e intérpretes, oportunidade de mostrar suas obras. Segundo Everton Dos Andes, tem crescido muito a procura pelo festival, que tem proporcionado uma melhor premiação a cada ano. “Essa é sem dúvida, uma grande oportunidade para os artistas mostrarem suas músicas autorais. Ao longo dos anos, a qualidade das músicas tem evoluído e o número de participantes tem aumentado”, pondera Andes.

Os classificados foram selecionados por um júri composto por 6 membros, todos eles, com notório conhecimento a respeito de arte e música.

De 100 inscrições, 24 músicas foram selecionadas pela avaliação dos jurados. São elas: “Felicidade Incondicional”, de Max Gonzaga, “Alvorada”, de Ramom Gonçalves, “Samba de Caboclo”, de Tahayne Nolasco,” Violinos no Ar", de Pepysho Neto, "Língua Portuguesa", de Ademir Pedrosa, "Coriscos", de Meire Pessoa, "Denúncia Social", Mestre Nona, "Manacrê", de Branco Barros, "Inadmissível", de Israel Henrique, "Ser Ou Não Ser Humano", de Mateus Massoly, "Caboclinho", de Luth Peixoto, "Canção dos Ventos", de Margareth Miranda Barros, "Dois Rios", de Zebeto Corrêia, " Os Dias Piores Virão", de Helvécio Cardoso, "Irapuru", de Jeiciane Carvalho, "A Cachoeira", "Arraial", Fábio Manduca, "Roda e Pandeiros", de Lúcia Rocha, " Cantador",de Maria Rita Rhoden, "Circo dos Horrores", Michael Brankyn, "De Ponta Cabeça", Keila Lipy, "Deixe me Viver", de Josifran Melo, "Os dias que ainda virão", Wilhan Silva, "Nova Escravidão", de Jefersandro Jácome.

Confira também a biografia dos jurados:

-Hugo Magno: Instrumentista (saxofone, flauta transversal). Membro da Banda Mestre Adelino. Regente.

-Braguinha Barroso: Cantor, compositor. Criador do Projeto Catirandê. Pesquisador da cultura brasileira.

-George França: Músico instrumentista (baterista), compositor, Prof. Doutor em Ciências da Computação da Universidade Federal do Tocantins.(Diretor do Campus da UFT Porto).

-Dito Albuquerque: Multi instrumentista (Violão, guitarra, baixo, viola). Arranjador, compositor, biólogo.

-Antônio Filho: Instrumentista (baterista, percussionista). Graduando em história pela UFT.

-Diego Gomes: Instrumentista (teclado, violão, baixo). Produtor musical. Compositor e graduando em música pela Universidade Aberta do Brasil – Uneab.

-Everton dos Andes: Cantor, compositor, historiador, criador do Projeto Sussiologia. Graduando em Letras e Inglês pela UFT.