Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Através do Requerimento em Regime de Urgência n° 3407/2017, o deputado estadual Osires Damaso (PSC) solicitou à mesa diretora da Assembleia Legislativa que a verba de ampliação do Poder Legislativo seja realocada para a reforma e ampliação do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRP).

A destinação da verba, no valor de R$ 50 milhões, foi pedida pelo parlamentar sob o argumento de que, diante das sucessivas crises pelas quais passa a Saúde no Tocantins, a falta de recursos dificulta e até impossibilita que o serviço seja prestado adequadamente à população, o que também se repete em Paraíso.

O deputado coloca ainda que, por se tratar do maior hospital da região do Vale do Araguaia, a precariedade de muitos setores do Hospital Regional de Paraíso afoga sobremaneira todas as suas especialidades, que sofrem com a necessidade de ampliação e aparelhamento, principalmente com equipamentos para hemodiálise, pois este procedimento só é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dois hospitais no Tocantins.

De acordo com o pedido de Damaso, o recurso que seria destinado à Assembleia será mais bem aproveitado na reforma e ampliação do HRP, criando, inclusive, melhores condições para a realização de cirurgias eletivas e procedimentos de maior complexidade, visto que melhores condições para quem precisa de assistência à saúde e também para os profissionais que se dedicam a salvar vidas é obrigação do Estado e, portanto, uma questão de garantir cidadania a todas as pessoas de Paraíso e região.

Visita ao Hospital

Na última sexta-feira, 16, o parlamentar realizou uma visita ao Hospital Regional Dr. Alfredo de Oliveira Barros, onde se encontrou com funcionários e ouviu as reivindicações da direção. Para o corpo diretivo da unidade, o pedido de Damaso trará melhorias significativas a todos os pacientes que necessitam de atendimento na unidade, especialmente para aqueles que passam por tratamento de insuficiência renal e precisam de acompanhamento constante por se tratar de uma doença crônica progressiva e irreversível até o momento.