Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As cooperativas tocantinenses estão mobilizadas para realizar a 5ª edição do Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. No primeiro sábado de julho, dia 1º, cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Sistema OCB/SESCOOP-TO para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração em Palmas será voltado para a comunidade, e em especial para os cooperados e seus familiares, e acontecerá no Parque Cesamar, das 17 às 21h, com ações de educação cooperativista, cidadania, recreação, dicas para uma vida saudável, aferição de pressão e glicemia, além de apresentações artísticas.

O foco desse Dia C em Palmas é mobilizar e sensibilizar os cooperados para que se tornem voluntários das ações sociais de suas cooperativas. No Tocantins, as cooperativas pretendem beneficiar mais de 3000 pessoas, com a adesão e o apoio de 500 voluntários, apenas no dia 1° de julho. “As cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é através desse programa, que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país”, afirma Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Dia C em números

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o evento em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. Os números atestam a efetividade do Dia C. Em 2016, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários.

Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos. No Tocantins, as atividades desenvolvidas em 2016 contaram com a participação de 1.465 voluntários, mobilizados por 16 cooperativas tocantinenses, atendendo 5.005 pessoas em 19 municípios do Estado.