Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

No Dia do Professor de Geografia, comemorado nesta segunda-feira, 26, os profissionais da área ressaltam a importância da disciplina para a vida dos alunos. Em Palmas/TO, os educadores Maycon Silva de Oliveira, Aparecida Almeida dos Santos e Maria Célia Santos Gonçalves explicam como planejar aulas práticas para despertar o interesse dos alunos pelos aspectos físicos e sociais do Planeta Terra.

“Tento mostrar para os alunos a compreensão do mundo, os aspectos físicos da natureza, as relações humanas”, contou o professor Maycon. Ele nasceu em Brasília/DF, cursou Licenciatura em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e leciona na Escola Estadual São José há dois anos.

Maycon disse que escolheu Geografia porque sempre gostou da área de Ciências Sociais, História e que gosta muito de ler. “Sinto-me feliz como professor, quando vejo alunos avançando nos estudos e tendo sucesso na vida acadêmica e que contribuímos para isso”, frisou. Falando dos desafios, Maycon ressaltou que fica muito triste quando vê jovens sem interesse pelos estudos.

A professora Aparecida leciona na Escola Estadual Caic, em Palmas. Ela afirmou que escolheu a área da Geografia porque sempre gostou do espaço geográfico, do meio ambiente e dos recursos naturais. Ela nasceu no município de Mara Rosa, em Goiás, e leciona há oito anos. “Nas minhas aulas, utilizo os mapas, ilustrações para que os estudantes visualizem os assuntos. Nas primeiras aulas sempre falo que a Geografia faz parte de nossas vidas e precisamos compreender melhor esse mundo”, destacou.

A educadora Maria Célia nasceu em Minas Gerais e trabalha com Geografia há 12 anos. “Priorizei pela Geografia porque sempre gostei da natureza e da sociedade. Na escola, tento conversar com os estudantes sobre os espaços onde vivem: a casa, a escola, o comércio e, com isso, percebemos que eles passaram a cuidar melhor do ambiente escolar”, frisou.

Por meio da Geografia, os alunos entendem a transformação das paisagens, aprendem a analisar a vida nas cidades, nos campos, as desigualdades sociais, características econômicas e a exploração dos recursos naturais.

O dia do professor de Geografia é comemorado em alusão à data em que foi legalizada a profissão, conforme a Lei nº 6.664 de 26 de junho de 1979.

Aprendizagens com os mapas

O estudante Pedro Henrique de Oliveira, 13 anos, aluno do 8º ano do ensino fundamental, gosta das aulas de Geografia quando tem os mapas. “Gosto de observar os lugares, as coisas”, diz.

As estudantes Kaliane Pereira Dias, 13 anos, Hisses Carolaine Rodrigues, 11 anos, e Hellenita Sousa Silva, 11 anos, estudam na Escola Caic e contam que aprenderam a gostar da Geografia. “Estamos observando a localização dos lugares e conhecendo as regiões do Brasil”, contou.