Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Desenvolver políticas públicas efetivas é a missão do Estado e para o deputado estadual Paulo Mourão (PT) o movimento da sociedade unida e participativa é que vai garantir o avanço do Tocantins e de sua população como um todo. Sob a presidência de Mourão, a Comissão de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), continua suas sessões itinerantes colhendo sugestões que vão balizar o novo ordenamento do estado e nesta quinta-feira, 29, estará em Araguaína na Universidade Federal do Tocantins (UFT). As atividades começam às 8 h e seguem até as 13 h no auditório do Bloco G do Campus Cimba.

Araguaína é a quarta cidade a receber os debates da Cenovo, que já passaram por Palmas, Gurupi e Porto Nacional e para o deputado a participação popular, da sociedade civil organizada, dos órgãos de controle e fiscalização, das entidades de classe e todos aqueles que desejam construir um estado melhor vão nortear as ações estruturantes de governo. “Precisamos rever o Estado, as sugestões estão aí e vamos trabalhar. A sociedade exigindo e fiscalizando vai fazer com que as políticas públicas aconteçam”, frisou.

Criada para debater os gargalos do desenvolvimento do Estado, a Cenovo é uma Comissão da Assembleia Legislativa que discute com a sociedade quais os caminhos devem ser percorridos para garantir políticas públicas que de fato atendam os anseios sociais, por isso extrapola o espaço da Casa de Leis e vai aos municípios realizar o debate.

As sessões iniciam com uma interação ampliada e em seguida os presentes se dirigem à uma das cinco temáticas em discussão pela Cenovo. São cinco temas de discussão: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e bem-estar.

Especialistas da UFT acompanham todas as temáticas e trabalham em um relatório que será emitido ao término das discussões. O relatório final vai apresentar um diagnóstico competitivo do Tocantins, com a finalidade de balizar as políticas públicas que serão propostas ao governo do Estado para inclusão já no orçamento de 2018.

Como o objetivo da Cenovo é unir as ideias e construir subsídios para a implementação de políticas públicas, o deputado Paulo Mourão ressalta que ao final das atividades e as propostas feitas ao Executivo, um conselho cidadão será criado para acompanhar a execução. “Esta vai ser a forma de manter o controle da implementação das políticas públicas que impulsionem o nosso desenvolvimento. É preciso investir em projetos que desenvolvam nossa economia e para isso é preciso planejar com a participação de toda a sociedade”, finalizou o parlamentar.