Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Charles Gomes

O relatório final da Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado (Cenovo) foi apresentado na manhã dessa quarta-feira, 08, no plenário da Assembleia Legislativa. Durante as audiências da comissão, a população teve a oportunidade de expor as necessidades de cada região para construir um Tocantins mais justo.

O documento, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), aponta a necessidade de elaboração de novas políticas públicas, econômicas e sociais como forma de buscar melhorias e aquecer a economia tocantinense.

O relator da subcomissão de Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária, deputado Osires Damaso (PSC), parabenizou a todos que contribuíram para a conclusão do estudo e cobrou investimentos nas áreas de saúde e segurança púbica ao considerar que são áreas com a maior necessidade de investimento. O parlamentar colocou que o planejamento do governo estadual está sendo falho e a população é quem sofre com a ineficiência de hospitais cheios e a insegurança crescente.

Damaso cobrou também a elaboração de políticas de incentivo fiscal e tributário. “Num momento onde a economia do País está vulnerável, precisamos repensar o estado e dar condições para que empresários realizem investimentos aqui. Esperamos que o relatório elaborado pela Cenovo seja levado em consideração pelo Governo para melhorar o planejamento das políticas públicas que futuramente serão executadas. Havendo compromisso dos governantes, é possível reorganizar o Tocantins”, pontuou o deputado ao lembrar que o desenvolvimento do estado depende tanto da iniciativa pública como privada.