Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Criada durante a agenda positiva lançada pela gestão municipal de Pedro Afonso, em alusão aos 170 de fundação do município, a Feira da Alegria reuniu centenas de pessoas na noite dessa quinta-feira, 13, em uma programação diversificada que contou com apresentações culturais, torneios de truco, premiações, além de bolo para comemorar o aniversário de Pedro Afonso.

O evento, realizado no Centro de Abastecimento Clovis Tavares Noleto, Feira Coberta, contou com a apresentação do cantor tocantinense Genésio Tocantins, que através de um show intimista e cheio de personalidade cantou músicas que narram as belezas e a riquezas da cultura tocantinense.

Além da apresentação do cantor regional, os visitantes puderam apreciar os stands com comidas típicas, artesanatos regionais e indígenas. Já as crianças puderam se divertir em diversos brinquedos e ainda participaram do espaço dedicado a pintura fácil, que contou com entrega de pipoca e picolé.

A aposentada Raimunda Lopes descreve que a festa foi um momento de confraternização entre todos os pedroafonsinos. “Estava tudo muito bonito, uma grande festa feita junto ao povo e que trouxe muita alegria a quem esteve presente na feira”, afirma.

Já o professor Marcos André, que visitou a Feira da Alegria pela primeira, revela que o espaço é de uma abrangência cultural muito grande. “Foi uma efervescência cultural tão grande. A montagem, o cenário, a comemoração dos 170 anos e toda a alegria foi marcante. Achei uma proximidade entre o povo, o governo e o processo cultural muito intensa”, destacou o professor. 

Concursos Culturais

Antes dos parabéns e de cortar o bolo, os cidadãos de Pedro Afonso conheceram os vencedores dos concursos culturais de fotografia e de desenho do mascote do município.

Ao todo 7 prêmios foram entregues, na fotografia foram selecionadas as três melhores fotos em três categorias: expressões culturais, pessoas e personalidades e paisagem. Levando o prêmio o eletricista Waldeci Campos, na categoria paisagem, a estudante Maria Virginea, na categoria expressão cultural e na categoria personalidades levou para casa o prêmio a estudante Herika Bezerra Adorno, que também ganhou a premiação bônus pela melhor fotografia inscrita no concurso.

Já os selecionados como mascote ficou em terceiro lugar Wildeson Alves, em segundo Wendy Vitória da Silva de Souza e em primeiro lugar Helem Maria Bezerra Adorno.

Bolo gigante

Ao som dos parabéns cantado por Genésio Tocantins, os pedroafonsinos celebraram os 170 anos de história do município. Logo após, o bolo de mais de 300 quilos foi cortado pelo prefeito Jairo Mariano e o vice-prefeito Coelho. O bolo foi distribuído a todos que prestigiaram o evento.

Para o prefeito Jairo Mariano o evento demonstrou a alegria e a união do povo de Pedro Afonso, além de resgatar a cultura da região. “É um momento de confraternização, feito especialmente para que toda a comunidade possa se sentir parte dessa festa. Para nós é gratificante realizar essa agenda de eventos celebrando os nossos 170 anos. Que vem mostrando a toda a população pedroafonsina a importância que damos a nossa história e principalmente as nossas raízes”, ressaltou o gestor.