Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A vice-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Márcia Helena da Fonseca participa de uma reunião, em Brasília, nesta quinta-feira, 20, onde está sendo discutida a criação de um termo de cooperação com o Banco Regional de Antígenos/vacinas (BANVACO), com a participação de 13 países membros. O objetivo é garantir um estoque de vacinas contra febre aftosa para uso em momentos estratégicos, inclusive dos países que não produzem essas vacinas, uma vez que o projeto futuro do Brasil, bem como de alguns países, é se tornar livre de febre aftosa sem vacinação.

Todo o território brasileiro conta com 220 milhões de bovinos e cerca de seis milhões de bubalinos. O plano do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prevê a retirada da vacinação até 2021. “É importante que o Brasil fortaleça as estratégias, para que caso precise usar medidas de contenção no futuro, tenha onde buscar vacinas para o controle da doença sem dificuldades”, explica a vice-presidente. 

6ª Reunião Cosalfa

Na sexta-feira, 21, ocorre no mesmo local, a 6ª Reunião Extraordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (COSALFA). O encontro visa analisar a situação atual e as medidas sanitárias que o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) tem implantado para o controle do foco de febre aftosa, ocorrido em 24 de junho de 2017, no município de Tame, na Colômbia. 

Na ocasião, serão discutidas ainda as ações estratégicas realizadas pela Colômbia no controle do foco, e possíveis impactos causados pela reaparição da doença ao Programa Hemisférico de Erradicação de Febre Aftosa (PHEFA). “Com os atuais focos da doença na Colômbia, as discussões com representantes brasileiros e dos países membros são extremamente necessárias, para que todos estejam com seus planos de contingência para o controle e erradicação da febre aftosa sempre atualizados”, ressalta.   

Cosalfa

É constituída por 26 representantes de 13 países do Continente Americano, sendo um representante do setor público – o Diretor do Serviço Veterinário Oficial - e um representante do setor privado - relacionado com a mais alta entidade gremial que com caráter nacional congregue aos produtores pecuários. Os 13 países do Continente Americano, membros da Cosalfa são: Argentina; Brasil; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Guiana; Panamá, Paraguai; Peru; Suriname, Venezuela e Uruguai.