Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Dona Francineide e família precisam de ajuda Dona Francineide e família precisam de ajuda
  • Entre os sensibilizados, está o deputado Eduardo Siqueira
  • As feridas na adolescente teriam sido contraídas no HGP, segundo pastora

A dona de casa Francineide Carneiro é uma mulher batalhadora e vive momentos de muita dificuldade em Palmas/TO. Há dois anos, sua filha, Kayorrane B. de A. C., que hoje tem 15 anos de idade, foi diagnosticada com infecção em seis vértebras e, após passar por cirurgia no Hospital Geral de Palmas (HGP), encontra-se paralisada e com grandes feridas na parte inferior do corpo.  

A mãe de família que está desempregada em razão dos cuidados que a filha requer, veio do Maranhão em busca de oportunidades e melhores condições de vida. No entanto, logo que chegou na Capital tocantinense, recebeu a confirmação da infecção na filha. Desde então, Francineide sofre para manter a família que é formada por ela, a adolescente e mais dois filhos - um de 10 e outro de 7 anos. 

Um vídeo foi divulgado no início da semana por um casal de pastores, amigos da família, pedindo ajuda. Na página do pastor Nelcivan Costa no Facebook é possível acompanhar informações e centenas de comentários de pessoas sensibilizadas. Segundo ele, o Estado é o responsável pela situação da adolescente. "Ela (Francineide) veio do Maranhão, não é casada, é mãe de três filhos, sendo que a menina de 15 anos está aleijada. O Estado aleijou a menina. Está (a família) vivendo do benefício que o INSS paga porque ela (a mãe) parou de trabalhar porque a filha ficou aleijada", disse ao Conexão Tocantins. O recurso é, segundo explicado em vídeo, insuficiente para comprar os medicamentos e manter o sustento básico da família. 

Entre os pedidos estão: fraudas M e G, cestas básicas, recursos para a compra de medicamentos, e outros. Entre os sensibilizados com a história da família, está o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) que já doou R$ 1 mil. "Ao tomar conhecimento desse caso, resolvi ajudar. Estou igualmente compartilhando no intuito de buscar novas adesões. Vamos ajudar?". O deputado também conclamou a primeira-dama do Estado, deputada federal Dulce Miranda (PMDB). "Vamos ajudar deputada e 1ª dama Dulce Miranda? Eles disponibilizaram a conta e cada um está fazendo uma parte. Sei que muitos irão criticar, mas melhor do que qualquer gesto é dar uma parte. Falo com respeito e tentando chamar a todos. Tomei conhecimento agora e minha transferência estará na conta amanhã conforme comprovante. Deus abençoe a misericórdia", disse Eduardo. 

Descaso 

A adolescente também foi acometida por anemia. Para piorar a situação, Francineide poderá perder a única geladeira que tem em casa. "Não tinha geladeira, comprou uma geladeira no nome de outra pessoa e não deu conta de pagar. Vai ter que se desfazer da geladeira e foi processada por isso", é explica a pastora Hilda Gomes em vídeo. 

Em entrevista ao Conexão Tocantins, Hilda Gomes explicou o motivo de ter gravado o vídeo e contou jamais ter imaginado tamanha repercussão. "O que me motivou é justamente o fato da jovem estar naquela situação sem nenhum tipo de ajuda, de cuidado, de atenção melhor no caso dela. Acompanho a família há 1 ano e sete meses. Nos últimos 30 dias levamos a jovem até o HGP com infecção urinária muito forte", disse. 

Segundo a pastora, quando chegou no HGP disseram que iriam começar a tratar as feridas, mas nada foi feito. "Ela ficou 12 horas no corredor aguardando um leito, conseguiu uma vaga e três dias mandaram de volta para casa sem fazer nenhum procedimento. Só medicaram para infecção. Acredito que eles nem olharam", conta Hilda.  De acordo com a pastora, a promessa é de que a adolescente está na fila de espera tratar as feridas. 

A pastora reforça que Kayorrane já saiu do HGP sem andar e com feridas no corpo. Segundo Hilda, ela e seu esposo tentam ajudar como podem". Tenho sofrido junto com a família por causa dessa situação. Já chegou dessa menina ir para o centro cirúrgico e voltar sem fazer nada. Empurraram durante todo esse tempo. O hospital negligenciando. Nunca passaram antibiótico. Passando óleo. A mãe é que faz curativo, faz a sonda. É um descaso. A situação da família é tão grave que só eu e meu esposo e a igreja já não estamos dando conta de ajudar", afirmou. 

Repercussão

Políticos do Tocantins foram marcados na publicação na rede social Facebook. Muitos dos comentários no vídeo publicado são de indignação. "Lamentável essa situação, pagamos tantos impostos para serem aplicados na saúde, educação, segurança, mas o que vemos são esses bandos de corruptos que só pensam neles, a vida dos seu próximo não tem valor algum", afirma um internauta. "Prefeito, vereadores, governador, se ponham no lugar dessa família, vejam como está essa menina. Se fossem filhas de vocês, com certeza estaria em um ótimo hospital ou ate mesmo em uma casa boa com medicações. Espero q vocês tenham a sensibilidade de ajudar essa família", diz outro.

A família mora na Quadra 1303 sul. Para mais informações, veja aqui

Confira o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde.