Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de discutir demandas e contribuir para tomada de decisões em questões relacionadas a defesa sanitária, a vice-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Márcia Helena da Fonseca, participa da reunião promovida pelo Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), nos dias 27 e 28 de julho, em Rio Branco-AC. Entre os principais assuntos a serem debatidos está à retirada gradual da vacinação contra febre aftosa.

De acordo com Márcia Helena, os temas abrangerão também vários programas sanitários da defesa agropecuária. “É uma grande oportunidade de discutirmos as demandas de cada Estado e juntos encontrarmos as melhores soluções. Os debates são sempre enriquecedores e geram resultados efetivos”, destaca. O Tocantins ocupa o 11º lugar no ranking nacional em número de bovinos, com mais de 8,6 milhões de animais.

Na oportunidade, também estão sendo discutidos: Raiva dos herbívoros e Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida também como “vaca louca”; Sanidade das abelhas; Insumos para testes de brucelose e Programas Estaduais; Sanidade avícola, entre outros.

Fonesa

Criado em 1998, o Fórum representa todos os órgãos estaduais de defesa agropecuária do Brasil. Seu objetivo é definir as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal e promover a permanente articulação entre os órgãos. Com isso, pretende-se desenvolver harmonicamente e integrada às ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica