Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

O professor de música Joelson Guterman Ferreira de Araújo da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, em Tocantinópolis, usou a criatividade para montar uma banda escolar, o resultado deu tão certo, que ele está sendo destaque na cidade com suas apresentações. A escola desenvolve o projeto Fazendo Arte na Escola, que compõe uma série de atividades como teatro, danças, apresentações de poesias e por meio desse projeto, Joelson montou a banda Rouxinol, com 13 alunos e o coral For de Lis, com a participação de 20 alunos.

Dos projetos realizados, a banda de música é o que mais chama a atenção, pela originalidade, pelos instrumentos alternativos e pelo interesse dos alunos em estarem mais presentes nas atividades da escola. A professora Beatriz Senoi Ilari, aponta uma relação entre o aprendizado da música com o desenvolvimento da inteligência humana, com o aprendizado do raciocínio lógico matemático e com as linguagens.

Início

O professor foi convidado a trabalhar na escola com música em 2011, e para ele, o maior desafio foi como conseguir repassar os seus conhecimentos musicais para os alunos. Depois de muitas pesquisas, estudos e experimentos, o professor conseguiu extrair dos alunos habilidades que eles nem conheciam.

A banda Rouxinol começou com apenas três participantes. Um aluno no violão, outro no penteofone (som produzido com pente) e o terceiro no bongô e aos poucos o professor Joelson foi acrescendo mais instrumentos e mais alunos, até formar a banda atual com 13 estudantes.

Sonho realizado

Com a formação de uma banda escolar, o professor Joelson realiza um sonho. Quando criança participava de uma bandinha na escola que estudava, e, agora, na condição de professor, se emociona muitas vezes com seus alunos, por relembrar os momentos vividos na infância e na adolescência.

“É um trabalho gratificante. Observo os alunos e quando percebo que algum tem talento para algum tipo de instrumento, converso com ele, faço testes e assim, ele vai se integrando à banda”, disse.

Aprendizagens

A escola oferece ensino na modalidade integral e conta com 186 alunos. Desde que surgiu o projeto Fazendo Arte na Escola, cresceu a procura por parte dos alunos pelas atividades artísticas.

 A diretora Eva Carneiro do Nascimento Maranhão explicou que a escola ficou mais motivada e realizou dois festivais de talentos, além das culminâncias de projetos de leitura, com a produção de textos.

“Percebemos um grande interesse dos alunos pela unidade escolar. Os pais passaram a frequentar mais a escola. Também observamos que esses alunos estão mais disciplinados, alguns estão se destacando pelo resultado do desempenho nos estudos e pelo comportamento. E nós, educadores, estamos mais motivados pelos resultados que estamos colhendo”, contou Eva.

Para a estudante Karolyne Pereira da Silva, 11 anos, que é responsável pelo som do toc toc, a música mudou sua vida. “Melhorei mais nos estudos e quando comecei a cantar, sinto que sou mais feliz”.

O estudante Keslley Jhonatas Ferreira, 12 anos, que toma conta do pandeiro meia lua, destacou a alegria que é apresentar para as pessoas da comunidade. “Passamos a gostar mais da escola, melhorei minhas notas e quando estamos tocando, esquecemos tudo, somos felizes”, frisou.

Para Rosiane Gomes da Rocha de Oliveira, mãe de Gabrielle Rocha, 9 anos, uma das vocalistas da banda, com esse projeto de artes, a escola passou a ser a melhor instituição de ensino da cidade. “Depois desse projeto, minha filha perdeu a timidez, se comunica mais. E destaco a formação do caráter, o compromisso com os estudos. Temos orgulho de vestir o uniforme da Escola Estadual XV de Novembro”, ressaltou.