Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

A Praia do Garimpinho, ponto turístico localizado no povoado de mesmo nome a 145 km de Araguaína, receberá pela segunda vez o Torneio de Pesca Esportiva, nos dias 11, 12 e 13 de agosto. O evento traz opções de lazer e movimenta a economia local nos três dias de competição. Moram no povoado aproximadamente 800 famílias, mas na época do torneio é esperada uma movimentação de mais de duas mil pessoas, durante os dias de pescaria.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, toda a logística do local já está sendo preparada. “Vamos colocar placas novas nos estabelecimentos que irão vender itens durante o torneio e mapear as ruas para que todos possam chegar a praia sem nenhuma dificuldade”, destacou.

Algumas atrações artísticas também já estão confirmadas para animar as noites do torneio e atrair mais turistas para a região, como a Banda Forró Nocaute e o cantor regional Willian Júnior.

O superintendente do Esporte e Lazer do Município, Luciano Santana, disse que a competição além de saudável será um momento de descontração entre os competidores. ‘É o encontro de todos que gostam de pescaria. É um momento de trocar experiências e manter a tradição de forma sustentável, já que a após a pesagem todos os peixes serão soltos”, frisou.

Peixe mais pesado

As modalidades do campeonato são: Caranha, Tabaqui, Piau, Pacu, Tucunaré e peixe de couro (Filhote Barbado, Jaú, Pirarara e Pintado). Os pescadores irão participar utilizando lanchas ou barcos, na modalidade de arremesso.

Quem pegar o peixe mais pesado, além da satisfação pessoal que só sabe quem é pescador, leva a premiação em dinheiro. Na primeira edição, realizada em 2015, as equipes vencedoras foram Pescol, Som da Viola, Pororoca e Pousada do Rio. O maior tucunaré teve 47 cm, o peixe de couro 96,5 cm, a caranha 75 cm, o pacu 35 cm e o piau 41 cm.

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site da Prefeitura: http://www.araguaina.to.gov.br/pesca. Os interessados devem preencher a ficha obrigatória com as informações solicitadas.

São permitidos equipes com no máximo três participantes, podendo ser masculina, feminina ou mista. Sendo que os participantes podem participar de todas as modalidades.

A taxa de inscrição por equipe será no valor de R$ 300. Para efetivar a inscrição, o comprovante de pagamento deve ser feito via depósito na conta bancária da Associação de Preservação Ecológica Natura Ativa: Banco do Brasil, Agência 0638-6, conta corrente 11162-7.

Quem não conseguir realizar a inscrição através do site poderá procurar a Secretaria do Esporte e Lazer, localizada na BR-153, Setor Entroncamento, ou se inscrever no local até duas horas antes da largada.