Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Depois de percorrer nove municípios tocantinenses, com inúmeras ações de conscientização ambiental e prevenção ao uso de drogas e consumo abusivo do álcool, a Caravana da Juventude, divulgou nesta quinta-feira, 3, o balanço das atividades realizadas pela Superintendência vinculada à Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), durante a temporada de praias deste ano.

O coordenador da atividade, Lucas de Oliveira Lopes, explicou que, como em julho ocorrem as férias escolares, e neste período há um aumento significativo de turistas nas praias tocantinenses, foi fundamental o desenvolvimento das ações de conscientização. “A Caravana da Juventude falou com mais de dez mil pessoas e ressaltou a importância da prevenção na área da saúde com a distribuição de preservativos. Foram entregues também sacos plásticos para que todos pudessem realizar a coleta dos lixos produzidos e colaborassem com a preservação do meio ambiente, e os turistas foram alertados sobre os altos índices de afogamento e acidentes neste período”.

Douglas Sanches, gerente de Inclusão e Reinserção, ressaltou que, “a Caravana da Juventude é uma ação contínua que não pode limitar-se às escolas, mas o objetivo é diversificar as ações voltadas para o propósito de conscientizar a todos que é possível divertir-se de forma responsável”, afirmou.

Idealizador do Projeto, o superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha, destacou que a Caravana é uma ferramenta para fomentar mais lideranças no Estado. “Com o apoio dos movimentos sociais, dos grêmios estudantis, da comunidade e demais órgãos do governo, estamos diariamente identificando jovens protagonistas nas comunidades, que farão a diferença onde vivem. Buscamos envolver o maior número de pessoas, e todo apoio é muito bem-vindo, pois assim construiremos políticas públicas educacionais para os nossos jovens”, concluiu. Ricardo Ribeirinha frisou que neste segundo semestre a Caravana visitará os demais municípios tocantinenses assim como levará ações para as aldeias indígenas.

Praias

A ação contemplou a Praia da Amizade, em Ipueiras; a Praia do Croá, em Brejinho de Nazaré; em Porto Nacional, na Praia Porto Real. A Praia Mirassol, em Miracema; Praia Por do Sol, em Tocantínia; Praia do Dominguinhos, em Paranã; Praia da Tartaruga, em Peixe; Praia da Gaivota, em Araguacema;  além das Praias das Arnos, do Prata e da Graciosa, na Capital.

Parceria

Além da Seduc, a Caravana da Juventude nas Praias contou com a parceria das equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Saúde (SES-TO); do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).