Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Edmilson, trabalhador aliciado para o desmatamento na Amazônia, sofre em condições análogas à escravidão

Edmilson, trabalhador aliciado para o desmatamento na Amazônia, sofre em condições análogas à escravidão Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Edmilson, trabalhador aliciado para o desmatamento na Amazônia, sofre em condições análogas à escravidão  Edmilson, trabalhador aliciado para o desmatamento na Amazônia, sofre em condições análogas à escravidão

Não se deixe enganar pelo nome, Nova Esperança não é um lugar para sonhos. Conhecida pela beleza paradisíaca, a cidade paraense em território amazônico esconde a violência da exploração do trabalho escravo. As histórias silenciadas, baseadas em fatos reais, serão apresentadas ao público às 00h30 no domingo.

Dirigida por Thiago Foresti e Renan Montenegro, a minissérie "Cidade Invisível" conta, em cinco episódios, as histórias entrelaçadas dos personagens que lutam para sobreviver em Nova Esperança. Fragilizados pela realidade violenta e cruel, Edmilson, Rubens, Ivonete e Alex são obrigados a abandonar os desejos de melhorar de vida, enquanto pessoas como Moacir, filho do homem mais rico da cidade, seguem sua rotina alheias às esperanças destruídas dos trabalhadores.

Moacir Medeiros, jovem médico que retorna à cidade natal depois de anos no exterior, representa um fragmento da sociedade que raramente reconhece a existência da escravidão moderna. Ao se confrontar com seus privilégios, Moacir deverá realizar uma escolha sobre o seu futuro.

A série une o entretenimento com a reflexão sobre questões atuais, corriqueiramente retratadas nos jornais. A obra estimula o debate sobre as condições de trabalho no mundo contemporâneo. Cada episódio segue o caminho de um dos cinco protagonistas e mostra a escravidão moderna, o trabalho infantil, a prostituição e a exploração, temas que atingem personagens reais todos os dias no Brasil.

A minissérie, com a participação especial de André de Biase e Patrícya Travassos, estreia às 24h30 do dia 6 de agosto na TV Cultura. No primeiro episódio, o público acompanha a jornada de Edmilson, aliciado para o desmatamento no meio da Floresta Amazônica. Vítima de condições degradantes, Edmilson conta com a sorte para salvar a sua vida.

Realizada pela Forest Comunicação, produtora independente especializada em temas socioambientais, a série vai ser exibida como parte do programa Cine Brasil, dedicado a divulgar a nova dramaturgia brasileira. O programa vai ao ar nas madrugadas de sábado para domingo a partir do dia 6 deste mês até 2 de setembro.