Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Gerente de Proteção e Políticas da Diversidade Sexual da Seciju, Jully Anna Santana

Gerente de Proteção e Políticas da Diversidade Sexual da Seciju, Jully Anna Santana Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gerente de Proteção e Políticas da Diversidade Sexual da Seciju, Jully Anna Santana Gerente de Proteção e Políticas da Diversidade Sexual da Seciju, Jully Anna Santana

Circulará em breve pelos municípios tocantinenses a Caravana da Diversidade Sexual, desenvolvida pela Gerência de Proteção e Políticas da Diversidade Sexual da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e que será realizada conjuntamente com a Caravana da Juventude, quem vem sendo desenvolvida pela Superintendência da Juventude da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O anúncio foi feito pela superintendente da Juventude, Ricardo Ribeirinha, na noite dessa quinta-feira, 03, durante a abertura da Semana da Diversidade Sexual do Tocantins, no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), em Palmas.

Segundo Ricardo Ribeirinha, a proposta da Caravana da Diversidade Sexual e de Gênero é a mesma da Caravana da Juventude: envolver as comunidades escolares, prioritariamente. “Precisamos garantir o conhecimento, mas também os direitos. Dessa forma, vamos dialogar com pais, professores e demais integrantes de equipes pedagógicas de escolas estaduais para desmitificar o preconceito quanto à orientação sexual de cada indivíduo”, justificou.

Para a gerente de Proteção e Políticas da Diversidade Sexual da Seciju, Jully Anna Santana, o diálogo é e sempre será uma ferramenta poderosa de transformação. "Nós queremos tratar a sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) de maneira leve e elucidativa. É preciso trabalhar o diálogo para que consigamos diminuir os índices de violência em detrimento do preconceito sociocultural contra esse público LGBT", explicou, acrescentando ainda que a sexualidade humana é um tema que gera polêmicas e muitas controvérsias, pois envolve questões afetivas, papéis esperados e desempenhados em uma sociedade, e também comportamentos.

Juventude

Com o propósito de debater temas atuais e pertinentes ao universo juvenil, a Caravana da Juventude tem levando aos municípios do Estado uma série de ações que visam estabelecer um canal de diálogo e uma aproximação dos jovens com os poderes públicos estadual e municipais. “A Caravana da Juventude é uma necessidade do Governo e também dos gestores municipais. Nós precisamos levar os benefícios para o cidadão que está na ponta, ouvir seus anseios, suas angústias e propostas para a consolidação de uma política forte voltada para as crianças e os adolescentes tocantinenses”, justifica Ricardo Ribeirinha, idealizador do projeto.