Qual o grau de transparência das pesquisas eleitorais? Como são elaboradas as perguntas e quem define as características demográficas do público entrevistado? Essas são algumas das perguntas que o presidente do PSDB/TO, senador Ataídes Oliveira, quer ver respondidas em audiência pública no Senado. O requerimento da audiência será votado na próxima quarta-feira, 9 na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).
“Os institutos de pesquisa têm falhado sistematicamente ao apontar candidatos favoritos País afora. O Ibope, por exemplo, errou dois terços dos resultados das eleições em 2014. O que está em jogo é a confiabilidade desse tipo de pesquisa”, alerta Ataídes.
Nos últimos dias foi divulgada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) no Tocantins pesquisa Ibope a qual trouxe destaque para a senadora Kátia Abreu (PMDB), o atual governador Marcelo Miranda (PMDB) e Carlos Amastha. Na espontânea, o placar foi de 9% para Amastha, 6% Marcelo Miranda, 5% Katia Abreu, 2% Vicentinho Alves (PR), 1% Mauro Carlesse, presidente da AL/TO e 1% Ronaldo Dimas (PR), prefeito de Araguaína. Amastha comemorou o resultado e Ataídes, alfinetou.
Manipulações
O senador tocantinense lembra que esse é um debate fundamental, uma vez que os resultados de pesquisas eleitorais têm influência enorme na decisão de eleitores. “Não raro, cidadãos utilizam os números apresentados pelas pesquisas para tomar decisões pragmáticas, tais como a escolha por um voto útil em detrimento de voto de princípios, ou ainda, a escolha de um candidato, entre dois, com mais potencial de enfrentamento de um terceiro”, observa ele, na justificativa do requerimento.
Outra preocupação é questionar se os tribunais eleitorais estão fiscalizando de maneira eficaz esse tipo de pesquisa, além de discutir iniciativas legislativas que possam torná-las mais transparentes e justas. “O que não podemos admitir, de forma alguma, são eventuais manipulações políticas ou o uso indevido de metodologias para favorecer um ou outro candidato”, destaca Ataídes.
Serão convidados para discutir o modelo usado nas pesquisas eleitorais os presidentes do Ibope, do Datafolha e da Serpes Pesquisa de Opinião e Mercado. Ataídes também quer ouvir o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, cientistas políticos e representantes do Conselho Federal de Estatística.