Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Neste mês de agosto, os policiais militares do 6º batalhão em Taquaralto, na região sul de Palmas/TO, uniram-se em prol do tratamento de saúde do pequeno João Gilberto, conseguindo autógrafos em uma camiseta, de três dos atores da Rede Globo que gravam cenas em São Félix do Jalapão para a novela “Do outro lado do Paraíso”.

A ação foi da equipe direcionada para o reforço policial na região durante as gravações, que acionaram os atores Bianca Bin, Sérgio Guizé e Caio Paduan em favor da campanha “Ame João Gilberto”, residente do Aureny IV, que descobriu recentemente ser portador de uma doença degenerativa.

A camiseta autografada foi entregue recentemente à família da criança que ainda não definiu ao certo a melhor forma de angariar fundos por meio dela, mas diz que a mesma já é um grande incentivo para renovar cada dia mais as expectativas.

Segundo a mãe de João, Maria de Jesus, é muito gratificante quando pessoas que representam a lei e a ordem, como a Polícia Militar, abraçam sua causa, pois dá mais credibilidade a campanha. “Fui surpreendida quando vi a foto dos policiais militares com a camiseta autografada em mãos. Caí no choro, pois já pensávamos em uma forma de conseguir os mesmos para ajudar na divulgação e arrecadação de verba, e assim ajudar no tratamento do meu filho. Eles tiraram um tempo durante uma rotina tumultuada para nos apoiar, e só tenho um “muito obrigada” a oferecer”, diz a mãe do João.

A esperança da criança tem por nome Nusinersen (Spinraza), um medicamento em fase de aprovação pela Anvisa, mas sem previsão de liberação para venda no Brasil. O mesmo já foi utilizado por crianças brasileiras, onde estabilizou a doença e voltou os movimentos, mas possui um custo altíssimo, em torno de 750 mil dólares, nos Estados Unidos.

Entenda a história do João

João Gilberto é uma criança de apenas 2 anos e 4 meses de idade que descobriu em maio deste ano, no Hospital Sarah em Brasília, que era portador de uma doença rara, degenerativa e rápida chamada AME (Atrofia Muscular Espinhal), tipo 2. Esta por sua vez é uma doença genética com incidência aproximada de 1 em cada 8000 nascimentos, causando fraqueza muscular e perda progressiva do movimento. Isto ocorre devido à deterioração das células nervosas (neurônios motores) ligando a medula espinhal aos músculos do corpo. Assim, os músculos que são utilizados para atividades como engatinhar, andar, sentar-se e mover a cabeça tornam-se progressivamente mais fracos e encolhem.

É importante ressaltar que esta doença não afeta as habilidades mentais e é classificada de acordo com a idade em que os sintomas se desenvolvem. A do tipo 2 é grave em menor teor do que a do tipo I, e afeta bebês entre 6 e 18 meses de idade, causando problemas respiratórios que necessita de cuidados diários.

Interessados em ajudar podem acessar os links disponíveis abaixo juntamente com os dados bancários para possíveis contribuições por transferências ou depósitos.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1432459190205675&id=100003248222530

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ame-joao-gilberto

Dados Bancários

Titular: João Gilberto Rocha de Oliveira

CPF: 078.512.961-88

Banco do Brasil

Agência: 2781-2

Conta poupança: 35627-1  V: 51

Caixa Econômica

Agência 3939 op:013

Conta Poupança: 70808-4