Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Nessa quarta-feira, 16, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a entrega de três Rifles à Gás modelo 50, para disparos de dardos tranquilizantes, utilizados em operação de captura de animais silvestres, que estavam sob a responsabilidade do Instituto para manutenção dos equipamentos, ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

A iniciativa do Naturatins só foi possível por meio da cooperação técnica firmada com o Batalhão de Polícia Militar do Estado do Tocantins (BPM-TO), que permitiu o investimento dos recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FUEMA) de cerca de R$ 10mil reais, para realizar a manutenção e atender todos os procedimentos legais junto ao Batalhão de Polícia do Exército e demais instituições que autorizam o deslocamento dos equipamentos à empresa especializada para manutenção.  Os rifles serão redistribuídos para complementar os equipamentos já disponíveis ao uso das equipes ambientais do Naturatins e do BPMA de Palmas, Araguaína e Gurupi.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Castro, falou da necessidade da manutenção do equipamento para as operações de resgate. "Esse é mais um avanço do termo de cooperação técnica entre o Naturatins e o BPMA. Esses rifles estavam a um bom tempo parados, necessitando de uma manutenção, então foi designado à Diretoria de Biodiversidade para que providenciasse os reparos necessários e pudéssemos colocá-los em plena atividade junto às equipes de campo. É um ganho muito grande para o BPMA e para o Naturatins, pois estávamos desprovidos desse material, o que estava dificultando a captura de animais de médio e grande porte", destacou o superintendente que ainda adiantou.

"Para o segundo semestre o BPMA e o Naturatins tem a intenção de realizar um curso de capacitação tanto para os policiais ambientais quanto para os fiscais, veterinários e servidores do Instituto que estão diretamente ligados a este trabalho em campo. O Estado ganha com isso, o meio ambiente ganha com isso e vamos alavancar mais nesse sentido, pois em breve O Governo do Tocantins, através do Naturatins estará inaugurando a sede do Centro de Fauna (CEFAU) e tudo isso é um conjunto de ações voltadas para o cuidado do nosso meio ambiente, com segurança e tranquilidade aos tocantinenses e aos nossos servidores", finalizou Natal César.  

O Major QOPM J. Alves, sub-comandante do Batalhão Ambiental falou da importância do equipamento. "Essas armas são de suma importância para o manuseio e captura de animais de médio e grande porte. É um equipamento que facilita nossa fiscalização, no momento que o profissional se deparar com este tipo de animal e precisa proceder com a captura. A parceria da Polícia Militar, por meio do Batalhão Ambiental, com o Naturatins, tem fortalecido nossas operações de fiscalização e sobre tudo a captura e manuseio de animais. Esse é um dos equipamentos que o profissional dispõe para ser utilizado no resgate de animais de maneira correta e que vai evita tanto o risco para o animal, quanto para o profissional que vai fazer a captura", pontuou.  

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris, complementou a utilidade do equipamento para segurança de todos. "O Naturatins e o BPMA possui um termo de cooperação com objetivo de realizar vários trabalhos em parceria, dentro do Tocantins. É uma série de procedimentos desde a fiscalização, resgate de animais e também inclui a manutenção de bens de uso conjunto, a exemplo, temos esses rifles para disparo de dardos tranquilizantes em animais, que nós do Naturatins manusearemos com frequência no nosso Centro de Fauna (CEFAU), no tratamento e acompanhamento pós-cirúrgico. E como o BPMA  está bem ligado a questão do resgate de animais em cidades ou mesmo no caso de oferecer ameaça a vida dos profissionais ou dos cidadãos nas proximidades", esclareceu.

O 1º Tenente QOA Rocha, chefe do patrimônio da unidade do Batalhão Ambiental acompanhou a entrega dos equipamentos. E a respeito da realização do curso de manuseio do equipamento para outros servidores, o BPMA e Naturatins assegura que os interessados podem aguardar tranquilamente, que tão logo a organização finalize os procedimentos necessários, será realizada uma ampla divulgação da abertura do processo de inscrição.