Desde o início do mês, a equipe da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Jalapão, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) vem desenvolvendo importantes ações voltadas ao turismo de base comunitária e Manejo Integrado do Fogo com a comunidade, além do diálogo a respeito das estratégias de gestão do território, na programação que faz referência ao Dia do Cerrado.
Na manhã dessa segunda-feira, 11, a equipe da APA do Jalapão visitou as famílias da comunidade do Rio Novo e o tema do encontro foi o desenvolvimento turístico local, com a oferta de apoio técnico, esclarecimento de dúvidas, além de discutir os desafios e potencialidades do lugar. Ao final foi elaborado um cronograma de ações estratégicas com foco nos principais produtos oferecidos, entre eles o artesanato com capim dourado e o processamento da mandioca.
No período da tarde, foi a vez dos moradores de Mateiros se reunirem no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde as famílias que trabalham com hospedagem alternativa. A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, comentou o encontro. “Atentas à crescente demanda por acomodações menos impessoais que os hotéis, as famílias viram uma oportunidade na adaptação de suas casas a locais acolhedores aos turistas”, disse complementando.
“Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, dividir conhecimentos, discutir questões como formalização, gestão e segurança, entre outros pontos importantes para a profissionalização do negócio e valorização dos produtos locais, como o jatobá, o buriti e o pequi”, concluiu Nunes.
No último dia, 9, foi realizado uma rodada de conversa com comunitários da fazenda Triago no objetivo de fortalecer as relações entre a gestão da APA, SEDEN e os produtores rurais. As atividades da programação em celebração ao Dia do Cerrado foram iniciadas no dia 5, deste mês e vem contando com as contribuições técnicas da APA, Julyane Costa, do Seden, Marcos Miranda, Warley Rodrigues e Tânia Borges.