Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação "A nossa base está bem politizada e entendendo as manobras desse governo", defende Sintet
  • A greve dos professores da rede municipal de ensino de Palmas foi deflagrada no último dia 5 de setembro

Em meio à greve dos professores da rede municipal de ensino de Palmas/TO, deflagrada no último dia 5 de setembro, o prefeito Carlos Amastha (PSB) publicou nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial do Município, seis atos de contratação de servidores para a Secretaria Municipal de Educação, em caráter de excepcional interesse público.   Todas as contratações são em caráter temporário, de 1º de agosto a 22 de dezembro de 2017. 

Ao Conexão Tocantins, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) informou que as contratações publicadas foram efetuadas no início de agosto, conforme especificam os atos publicados, mas que não haviam sido publicadas em Diário Oficial. A publicação das listas de contratados em meio à greve, analisa a vice-presidente do Sintet - regional de Palmas, Rose Marques, seria uma estratégia da prefeitura para provocar temor nos servidores, tentando desmobilizar o movimento grevista.

“As informações que nós temos são de que essas pessoas já estão atuando desde 1º de agosto, só que não tinha sido publicado no Diário Oficial. A gente acredita que, estrategicamente, ele [Carlos Amastha] publicou ontem, inclusive para causar esse temor nos trabalhadores em Educação. Mas essas pessoas já estão trabalhando, não foram contratadas para substituir, até porque, é ilegal”, afirmou a  vice-presidente.

A medida, porém, de acordo com a sindicalista, não afetará a greve. “A nossa base está bem politizada e entendendo as manobras desse governo. Claro que causou um certo temor, mas nós do sindicato explicamos o que estava acontecendo e o que a gente está vendo da base é que não vai vir medida judicial ou ameaças por parte deles que vão nos desmotivar. A nossa greve só acabará no dia em que o prefeito chamar à negociação”, enfatizou.

Servidores contratados

No primeiro ato, de nº 886, são contratados 37  administrativos educacionais, 39 professores, e 2 técnicos administrativos. Já o segundo ato, 887, três contratações: um agente administrativo educacional, um monitor de atividade de jornada ampliada e um professor. O terceiro ato, nº 896, traz 7 agentes administrativos educacionais, 1 técnico administrativo educacional e 11 professores. O quarto ato, nº 897, contrata 4 agentes administrativos educacionais, 3 técnicos administrativos educacionais e 16 professores. O  quinto ato, nº 898, traz a contratação de 1 agente administrativo educacional e 1 professor. Por fim, o sexto ato, nº 899, contrata 3 agentes administrativos educacionais, 1 monitor de desenvolvimento infantil, 1 monitor de atividade de jornada ampliada e 1 professor.