O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza nos dias 18 a 25 de setembro, o Encontro para Elaboração do Planejamento Integrado das Eleições 2018. O primeiro dia de evento acontecerá no auditório TRE-TO, da 14h às 18h, nos demais dias a programação segue na sala de treinamento da COEDE - no Anexo I, das 8h às 18h no dia 19, e das 13h às 18h nos dias seguintes.
O planejamento é uma forma de garantir os subsídios necessários para a tomada de decisões e o alcance das metas no cumprimento da missão institucional de garantir a legitimidade do processo eleitoral, primando pelo alinhamento estratégico de celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e fortalecimento da governança, da segurança e da transparência do processo.
De acordo com o coordenador de Sistemas Eleitorais (COSEL), Fernando Mendonça, a partir do encontro será elaborado o Planejamento Integrado das Eleições 2018, onde contará com um plano de atividades e tarefas que serão desenvolvidas e gerenciadas no Sistema de Padronização de Logística (PadLog). “A grande importância para o planejamento das eleições será a efetiva participação dos servidores das 35 zonas eleitorais, pois juntamente com eles, conseguiremos analisar com mais precisão a execução das atividades e tarefas, além de possibilitar a implementação das sugestões de melhorias levantadas na avaliação das eleições de 2016”, disse.
Produtos e resultados esperados:
> Proporcionar o suporte necessário para a tomada de decisões da direção;
> Proporcionar uma visão estratégica do macroprocesso de realização das eleições, bem como a integração e interdependência entre os processos e atividades que o compõem;
> Estabelecer os objetivos a curto, médio e longo prazo, desdobrados na previsão das atividades e tarefas para cada processo;
> Elaboração das estratégias em nível gerencial e operacional – referentes ao planejamento e execução das atividades referentes à realização das Eleições 2018;
> Proporcionar o controle da execução das atividades e o seu desempenho, através das informações obtidas e analisadas por cada responsável pelos processos, de forma permitir as devidas correções, se necessário;
> Realização do processo eleitoral de forma participativa;
> Cumprimentos dos prazos legais para a realização da eleição, conforme calendário eleitoral.
Metodologia
Encontro para Elaboração do Planejamento Integrado das Eleições 2018 serão avaliados os seguintes segmentos:
GRUPO | TEMA | RESPONSÁVEL / FACILITADOR |
1 | Cadastro de Eleitores | Coordenador/COSEL |
2 | Trâmite Processual Judicial | Coordenador/COJUD |
3 | Votação | Coordenador/COSEL |
4 | Apuração | Coordenador/COSEL |
5 | Planejamento para Eleição | Assessores/ASPLAN/ASPEQ / Coordenador COSEL |
6 | Orçamento | Coordenador/COFIN |
7 | Gestão de Bens e Serviços | Coordenador/COMAP |
8 | Gestão de Urnas | Coordenador/COSEL |
9 | Logística para Zonas Eleitorais | Coordenador/COSEL |
10 | Gestão de Pessoas - Treinamentos | Coordenadora/COEDE |
11 | Gestão de Pessoas – Alocação de pessoas | Coordenador/COPES |
12 | Infraestrutura Tecnológica | Coordenador/CSI |
13 | Prestação de Contas | Coordenadora/CCIA |
14 | Comunicação | Coordenadora/ASCOM |
15 | Votação Paralela | Membro/CVP |
16 | Diplomação | Coordenador/COJUD |
17 | Atendimento ao Eleitor | Chefe de Cartório/28ª ZE |
18 | Inspeção nas Zonas Eleitorais | Coordenador/CRE |
19 | Planejamento Estratégico | Assessor ASPLAN-DG |
(TRE/TO)