A Justiça Eleitoral do Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 8, um total de 955 novas urnas eletrônicas para utilização nas Eleições Gerais de 2022. O novo modelo do equipamento será armazenado na Central de Urnas, onde já se encontram outros 3.786 equipamentos de votação eletrônica. Ao todo, 4.741 urnas serão utilizadas em 2 de outubro no Tocantins, sendo 2.005 do novo modelo UE2020, o que representa 42,29% do parque de urnas eletrônicas do estado.
Mais moderna, as urnas Modelo UE2020 trazem novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade. A máquina foi projetada com o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais, garantindo que somente o sistema e programas desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e certificados pela Justiça Eleitoral sejam executados nos equipamentos.
Esta é a segunda remessa de urnas do novo modelo que chega para o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). "Tivemos um acréscimo de 657 urnas eletrônicas em relação às Eleições de 2020, o que permitirá uma eleição tranquila em nosso estado. Agora todos os equipamentos vão passar por testes aqui na Central de Urnas e serão armazenados até o início dos procedimentos de preparação para as eleições", explicou o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística, Fernando Mendonça.
Confira as principais mudanças da urna eletrônica modelo 2020 em relação ao modelo anterior (2015):
1 – O processador do tipo System on a Chip (SOC) é 18 vezes mais rápido que o modelo 2015;
2 – Por não precisar de recarga, a bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato exige menos custos de conservação;
3 – A mídia de aplicação do tipo pen drive traz maior flexibilidade logística para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) na geração de mídias;
4 – A expectativa de duração da bateria é por toda a vida útil da urna;
5 – O terminal do mesário passa a ter tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;
6 – O novo modelo conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente;
7 – As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 contarão com grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual, e outra para pessoas com deficiência auditiva. A sintetização de voz foi aprimorada para as eleições do próximo ano. Agora também serão falados os nomes de suplentes e vices, e será possível cadastrar um nome fonético. Além disso, será incluída uma apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.