Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realiza ainda esta semana mais uma capacitação para a segunda turma do Curso de Trabalhador na Operação e Manutenção de Pulverizador Auto-Propelido, o treinamento conta com a participação de 15 alunos. As tecnologias oferecidas pelo Senar, permite que o aluno aprenda de forma precisa a operação e a interatividade entre a máquina e o usuário.

A capacitação é realizada através de uma parceria entre o Sindicato Rural de Marianópolis, por meio do seu presidente Darci Dário Drews, da Prefeitura de Marianópolis e da Secretaria da Agricultura do município.  

“Esses treinamentos de atualização são importantes porque as máquinas mudam com o tempo e precisamos estar afinados com essas mudanças porque um item que muda já altera o princípio da máquina. O treinamento nos dá mais segurança para trabalhar no campo”, observa o instrutor Gibson Neres Rufo. Segundo ele, que está na área de mecanização agrícola há vários anos, antigamente a agricultura de precisão era mais simples e o produtor não tinha dificuldade para usar uma máquina. Porém hoje, com a tecnologia, reconhece que é preciso capacitação para usufruir de todos os benefícios do equipamento. “Nós precisamos mostrar todos os caminhos para que o produtor possa utilizar a máquina de forma correta”, comenta o instrutor.

O aluno Wemerson da Silva Santana, concorda com o instrutor sobre os benefícios do treinamento para o trabalho. “O curso nos dá a oportunidade do contato com equipamentos diferentes, de várias marcas de maquinário, o que considero muito importante também é o fato de estarmos sempre atualizados para enfrentar as mudanças continuas do mercado”, destaca o aluno.