Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Dulce Miranda, primeira-dama do Tocantins, solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) a destinação de R$ 10 milhões para o combate à fome e pobreza, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em 2018. Dulce e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, foram recebidos pelo secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Caio Rocha. Eles estavam acompanhados do Chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato Assunção.

O programa possibilita a aquisição pública de produtos dos agricultores familiares a preços estabelecidos, regulando, de forma indireta, os preços definidos pelo mercado e, ao mesmo tempo, garantindo o abastecimento de redes de proteção e promoção social.

Vice-presidente da Comissão de Agricultura, a deputada destaca a força e importância do PAA para a agricultura familiar no interior do Estado. “Tivemos uma boa receptividade da nossa solicitação. A segurança alimentar e nutricional são de extrema importância. A pobreza e a fome foram reduzidas no País. Mas, num cenário de crise, precisamos agir para combater esses problemas”, afirma Dulce.

Nos últimos dois anos, o Ruraltins aplicou cerca de R$ 13 milhões em 114 municípios tocantinenses, utilizados na aquisição de 4,4 toneladas de alimentos, beneficiando 1.926 agricultores. Os alimentos adquiridos são doados a mil entidades socioassistenciais, beneficiando mais de 220 mil pessoas em creches, escolas, associações de idosos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e outras instituições de assistência social. Os agricultores familiares podem vender derivados do leite, frutas e hortaliças, carnes e produtos beneficiados, como biscoitos, doces e bolos, dentre outros alimentos.

PAA

O Ruraltins, além de executar o Programa, também presta assistência técnica aos agricultores incentivando a diversificação da produção e a comercialização no mercado com preço justo. Conforme informações do Instituto, o PAA é uma das ações importantes e emblemática da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que o Governo do Estado do Tocantins por meio do Ruraltins em parceira com o Governo Federal, Prefeituras Municipais, Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).