Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ademir dos Anjos

O produtor rural Maurício Buffon é novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO) para o biênio 2018-2019. A eleição da nova diretoria da entidade aconteceu no domingo, dia 1º/10, durante a abertura do plantio de soja – safra 2017/2018, na Fazenda Nossa Senhora, de propriedade da família Maculan, localizada ente os municípios de Porto Nacional e Brejinho de Nazaré. Buffon substitui o produtor Ruben Ritter, que ficou quatro anos à frente da Aprosoja-TO.

A abertura do plantio de soja contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o deputado estadual Valdemar Júnior, representando o governador Marcelo Miranda; o secretário estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia; e a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida; além de representantes de várias instituições bancárias e empresas do ramo do agronegócio. Cerca de 450 produtores rurais e familiares compareceram ao evento, que foi encerrado com um almoço de confraternização.  

A abertura do plantio da safra 2017/2018 foi marcada pela chuva na região que veio um dia antes do evento, após um longo período de estiagem. Durante a solenidade, o padre Jucimar Ribeiro, pároco da Catedral de Porto Nacional, fez a bênção das sementes que foram entregue a todas as famílias presentes ao evento.

De acordo com informações da Embrapa, o calendário agrícola da soja mostra que no estado a semeadura deve ser realizada entre os dias 1˚ de outubro a 15 de dezembro de 2017. A expectativa do setor para esta safra é de plantar mais de 900 mil hectares e produzir cerca de 3  toneladas por hectare, ou seja, a produção poderá superar 2,7 milhões de toneladas de soja.

Nova Diretoria

A nova diretoria da Aprosoja-TO para o biênio 2018-2019 ficou assim composta:

- Maurício Buffon – Presidente

- Dari Fronza – Vice-Presidente

- Wanderlei Televi – Diretor Administrativo

- Everton Klauss – Vice-Diretor Administrativo

- Rodrigo Barcellos – Diretor Financeiro

- José Faion – Vice-Diretor Financeiro