Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Clifton Morais

Testes do calazar e ações de combate a dengue foram reforçados em Gurupi no final de semana. Com ações nos bairros Sevilha e São José  casas foram vistoriadas por agentes, quintais que tinham sujeiras foram limpos e os animais tiveram o sangue coletado para testes da leishmaniose visceral canina.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses da cidade, Henrique de Alencar, 241 animais tiveram o sangue coletado. “Foi um trabalho intenso de orientação e coleta, os testes que deram positivo serão enviados a contra prova”, explicou.  

A dona de casa Maria Ferreira, levou o Franco, de um ano e nove meses, para receber atendimento.  “Tenho consciência e amor pelo meu cachorro, por isso fiz questão de fazer logo o teste”, disse a moradora.  

Para a diretora de Proteção e Vigilância a Saúde, Wanda Botelho, a prevenção tem sido fundamental para que os índices não aumentem e graças ao trabalho de orientação das equipes da saúde da Prefeitura de Gurupi, a comunidade está cada vez mais consciente.   

Combate a dengue

Agentes visitaram residências, vistoriaram os quintais e tiraram os entulhos dos lotes baldios. A coordenadora de Controle e Combate a Dengue de Gurupi, Daniela Araújo Xavier, esclareceu que ações têm aumentado nos últimos meses, já que o período de chuva está se aproximando e os cuidados precisam ser redobrados.

“Segundo o Ministério da Saúde, o período chuvoso favorece a proliferação do mosquito, Aedes aegypti, e a constatação é que 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão localizados dentro dos imóveis residenciais”, alertou Daniela.  

Ações tanto contra a dengue, quanto contra o calazar também serão realizadas nos outros bairros de Gurupi.