Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A previsão é que a partir do dia 15 de outubro as chuvas ganhem estabilidade

A previsão é que a partir do dia 15 de outubro as chuvas ganhem estabilidade Foto: Manoel Junior

Foto: Manoel Junior A previsão é que a partir do dia 15 de outubro as chuvas ganhem estabilidade A previsão é que a partir do dia 15 de outubro as chuvas ganhem estabilidade

A torcida pelo início da estação chuvosa entre os tocantinenses é grande, porém, maior ainda entre os agricultores, e a chegada do mês de outubro gera a expectativa das chuvas, de forma geral e de maior volume, que possibilitem o plantio da Safra 2017/2018.

“A estação está iniciando bem. Este ano as chuvas começaram na última semana de setembro, apesar de que são chuvas regionalizadas, isoladas, pontualizadas”, diz o diretor de Políticas para Agricultura e Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos. Segundo ele, o ideal são as chuvas “gerais”, que abrangem áreas extensas em todo Estado.

A previsão é que a partir do dia 15 de outubro as chuvas ganhem estabilidade para propiciar condições ideais para a agricultura. “Estamos torcendo para que sua distribuição seja favorável ao plantio e sua estabilidade atenda à demanda da germinação até meados de dezembro”, disse.

As principais culturas de grãos no Tocantins são de soja e milho, e a época de plantio compreende nos meses de outubro, novembro e meados de dezembro, quando as chuvas são essenciais para garantir o ciclo da germinação das sementes.

Área prevista

O diretor explica que apesar da produção recorde na safra 2016/2017, mais de 4,5 milhões de toneladas, em área de 1,3 milhão de hectares, o otimismo do setor é grande para a safra que se inicia, e um dos motivos é a previsão climatológica que favorece o cultivo de grãos. “Em contato com produtores de várias regiões do Estado, a expectativa é que não haja decréscimo, e sim aumento em pelo menos 10%, principalmente se confirmar as previsões meteorológicas”, argumenta José Américo.

Soja

De acordo com informações do 12º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável por 70% da produção de grãos no Tocantins, a soja teve nesta Safra 2016/2017, uma área plantada de 964 mil de hectares e uma produção de mais de 2,8 milhões de tonelada.

A expectativa da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), é que cerca de 70 agricultores associados, em 12 municípios da região de Pedro Afonso, devem plantar 38 mil hectares de soja na Safra 2017/2018.

Previsões

A Secretaria da Agricultura para subsidiar constantemente o produtor rural, desde o planejamento, decisões sobre plantio, entre outros, oferece o Portal da Agrometeorologia através do banner no site da Secretaria da Agricultura (www.seagro.to.gov.br) ou no endereço htpp://agrometeorologia.seagro.to.gov.br.  O objetivo é  de divulgar informações sobre as condições meteorológicas e agrometeorológicas do Tocantins, uma vez que irá auxiliará o processo de planejamento e de tomada de decisão agrícola.

As informações e produtos disponíveis no Portal são baseado nas informações meteorológicas coletadas nas Estações, gerados pela Gerência de Agrometeorologia da Seagro em parceria com a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Entre os produtos oferecidos estão: Boletins Agrometeorológicos a partir de informações de variáveis meteorológicas e agrometeorológicas observadas nos últimos 7 dias (diagnóstico de tempo); Previsão do tempo diária, semanal e quinzenal (prognóstico de tempo); Precipitação acumulada (mm) dos últimos 7 dias.