Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 29 anos do Estado do Tocantins, o restaurante Raízes Gastronômicas realiza nesta quinta-feira, 5, o evento “Arte Raízes”, a partir das 19h30, na sede do restaurante em Palmas (208 Sul). A programação reúne diversas programações culturais que valorizam as raízes tocantinenses, com gastronomia, música e teatro.

Na ocasião, a chef de cozinha Ruth Almeida vai preencher o cardápio da noite com importantes iguarias da culinária regional com um toque especial, como a paçoca de carne de sol e o chambari, que no trabalho da chef ganham especialidades como o chambari ao vinho ou a paçoca de carne de sol com banana da terra. O comando da cozinha vai contar com a chef Cláudia do Vale, de São Paulo, que cozinhará na companhia de Ruth.

A parte musical fica por conta do músico Dorivã, que interpreta os seus maiores sucessos da música regional, como “Passarim do Jalapão”. O show dele contará ainda com intervenção teatral, apresentado pelas atrizes Cleuda Milhomem e Sheyla Virginio, de A Barraca Cia de Artes. Para Ruth Almeida, o evento reúne importantes formas de celebrar o amor pelo Tocantins. “É um evento para quem tem orgulho de morar nessa terra, orgulho da nossa música, da nossa arte e da nossa gastronomia”, conta a chef.

Dorivã

Dorivã Borges, natural de Cristalândia (TO), foi apelidado pelos tocantinenses como o “Passarim do Jalapão”. Atualmente é um dos mais premiados artistas do estado natal, com 4 álbums de sua autoria: “Passarim do Jalapão”, produzido por Carlos Fuchs (RJ), “Taquarulua”, produzido por Luiz Chaffin (GO), “Folia Dourada”, produzido por Jessé Fonseca (TO) e, pronto para lançamento “Num Pé de Serra”, produzido por Manasséis (CE).

Ruth Almeida

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio no Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais analfabetos que comandaram uma família de nove irmãos. O pai era pescador e a mãe vendia os peixes ou os trocava em outros produtos para consumo familiar. Para contribuir no sustento da família, ela virou também quebradeira de coco, mas nunca deixou de lado a paixão pela culinária. No ano de 1991, Ruth Almeida decidiu se mudar para Palmas, onde montou um barraco de lona na região Sul da Capital e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, merendeira em escolas públicas da Capital, serviços gerais e por último como cozinheira em hotéis da Capital. Até que no ano passado, descobriu na internet inscrições para o programa “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT. Dentre milhares de inscrições, Ruth Almeida foi escolhida para participar do programa e garantiu a terceira colocação. Foi quando a chef de cozinha decidiu abrir o seu restaurante, Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, com produtos do pequeno produtor.