Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Os movimentos sinuosos e as batidas e quebradas do quadril fazem parte do roteiro de coreografias montadas para o espetáculo do II FEDATO – Festival de Danças Árabes do Tocantins, que acontece no teatro Sesc de Palmas, no próximo dia 21 de outubro, às 20 horas. O evento é produzido e dirigido pela bailarina, professora e coreógrafa Cicilya Custódio, uma das maiores youtubers de dança do ventre no Brasil com mais de 80 mil seguidores.

O festival tem atrações internacionais como o bailarino Blaissom Farid, a percussionista Bety Vinil e o bailarino folclórico Nasser Mohamad, além da própria Cicilya Custódio que tem em seu repertório as danças clássicas como a do candelabro e da espada. As alunas do estúdio Cicilya Custódio também devem se apresentar no evento.

O evento coloca o Tocantins no circuito de danças árabes e é oportunidade de conhecer um pouco da história da cultura e as performances de dança do ventre. De acordo com Cicilya Custódio, professora de dança do ventre há 17 anos, o Festival traz uma diversidade de ritmos árabes, riqueza nos figurinos e a história de uma cultura que atravessou o mundo.

"O público de Palmas e do Tocantins tem uma oportunidade ímpar de conhecer um pouco dessa cultura milenar por meio da dança que mexe com o nosso inconsciente, mostra o poder da mulher com a força do seu ventre e os ritmos de percussão que com batidas que levam a gente ao imaginário desse povo encantador", observa Cicilya.

Além do espetáculo no teatro Sesc de Palmas, acontece também uma mostra no Palmas Shopping dia 14/10, à partir das 19 horas. Na programação ainda consta workshop no Instituto Ideia, que acontece dia 22/10, a partir das 10 horas, com os temas: “Deslocamentos em cena”, “Construção do solo de percussão” “Dabke e dança de casal”.

O ingresso para o espetáculo custa R$ 20,00 com vendas diretamente com a bailarina Cicilya Custódio